Questões de Concurso Público Prefeitura de Pouso Alegre - MG 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 15 questões

Q2572999 Veterinária
A dengue é uma arbovirose urbana, causada pelo mosquito Aedes aegypti, com maior prevalência no continente americano, especialmente no Brasil. Devido ao aumento do número de casos no país, em 2016, o Governo Federal sancionou a Lei de nº 13.301, que altera a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que dispõe sobre medidas de vigilância de controle do mosquito em áreas urbanas, em casos iminentes de perigo à saúde pública. Sobre as medidas de vigilância para controle do Aedes aegypti, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2573000 Veterinária
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como objetivo a redução da incidência e prevalência destas doenças na produção de bovinos e bubalinos. O programa possui medidas de controle compulsórias e voluntárias. Assinale a afirmativa que contenha uma medida compulsória prevista pelo PNCEBT.
Alternativas
Q2573001 Veterinária
O regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário dispõe que vacas prenhas, nos últimos 10% da gestação, não devem ser transportadas e abatidas em circunstâncias normais; porém, caso aconteça, as fêmeas devem ser manejadas separadamente e procedimentos específicos devem ser realizados com o feto, incluindo: 
Alternativas
Q2573002 Veterinária
O manejo pré-abate de animais de produção é de extrema importância para garantir o bem-estar do animal e a qualidade final da carcaça. Falhas no manejo podem levar a alterações metabólicas indesejáveis que influenciam na transformação do músculo em carne. Sobre o manejo pré-abate e a transformação do músculo em carne, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2573003 Veterinária
Diferentes modalidades de fraude podem ser praticadas em alimentos com o objetivo de aumentar o rendimento do produto e/ou lucro dos produtores. A fraude por aguagem em carcaças de frango ocorre para aumentar o peso final da carcaça que será disponibilizado ao consumidor. No abatedouro frigorífico, o gotejamento é uma etapa obrigatória para carcaças de frango que foram submetidas ao pré-resfriamento por imersão, sendo o limite máximo permitido de água absorvida após essa etapa de:
Alternativas
Q2573004 Veterinária
A inspeção antemortem dos animais de açougue destinados ao abate é obrigatória, sendo de caráter permanente em abatedouros frigoríficos. É realizada através da observação do comportamento animal, exames clínicos e laboratoriais para evitar o abate de animais doentes, que possam representar um risco à saúde pública. Sobre a inspeção antemortem, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2573005 Veterinária
Mulher, 39 anos, foi atendida em uma unidade de saúde apresentando náusea, vômito e diarreia, com fortes dores abdominais. Durante o atendimento médico, a paciente informou que, aproximadamente 24 horas antes do início dos sintomas, comeu ostras cruas durante um passeio na praia. Considerando o alimento ingerido, o possível micro-organismo causador da infecção ou intoxicação alimentar dentre as opções foi:
Alternativas
Q2573006 Veterinária
Durante a rotina de inspeção post mortem em um abatedouro frigorífico, o médico veterinário na linha de inspeção identificou uma carcaça de bovino contendo abscessos múltiplos. Assinale a afirmativa verdadeira quanto ao julgamento da carcaça de acordo com o RIISPOA. 
Alternativas
Q2573007 Veterinária
Entende-se por pescado os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, equinodermos e outros animais aquáticos usados na alimentação humana. Sobre a inspeção e/ou fiscalização do pescado para consumo humano na produção primária, entreposto e distribuição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2573008 Veterinária
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem em uma série de práticas higiênicas ao longo de toda a cadeia produtiva do alimento, com o objetivo de garantir um produto inócuo e próprio ao consumo. No Brasil, é um programa obrigatório para industrializadores de alimentos e regulamentado pelo Ministério da Saúde desde 1997. NÃO se aplica às recomendações de BPF para uma indústria de alimentos:
Alternativas
Q2573009 Veterinária
Os derivados cárneos podem ser classificados como produtos reestruturados, emulsionados, curados, salgados, fermentados, cozidos ou não, defumados ou não. Dentre os derivados a seguir, assinale a alternativa que contenha apenas derivados cárneos emulsionados.
Alternativas
Q2573010 Veterinária
Para garantir a qualidade higiênica e nutricional do leite de consumo é imprescindível o controle de qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a propriedade rural. As cooperativas leiteiras são as principais responsáveis pelo fornecimento de leite no Brasil e a legislação nacional prevê etapas obrigatórias quanto ao pré-beneficiamento do leite nos tanques comunitários, EXCETO: 
Alternativas
Q2573011 Veterinária
O congelamento dos produtos cárneos é uma tecnologia de conservação que permite o aumento da validade do alimento, proporcionando maior preservação de suas características físico-químicas e, consequentemente, nutricionais. No entanto, alguns fatores são importantes durante a frigorificação, como a velocidade do congelamento. Segundo a legislação, o processo de congelamento rápido somente pode ser considerado concluído quando o produto atingir a temperatura negativa de:
Alternativas
Q2573012 Veterinária
Uma das etapas durante o beneficiamento do leite de consumo é homogeneização e, apesar de não ser um processo obrigatório, torna-se importante especialmente no leite integral para garantir a qualidade físico-química do produto durante a comercialização e consumo. Qual é o principal objetivo da homogeneização do leite?
Alternativas
Q2573013 Veterinária
O tratamento térmico em alimentos é utilizado com o principal objetivo de reduzir micro-organismos em um nível aceitável, para garantir a segurança higiênica do produto final, além de aumentar o prazo de validade. Dentre as tecnologias com uso do calor, a apertização aplicada em enlatados e conservas é amplamente utilizada por sua eficácia. O tempo e a temperatura do tratamento térmico variam em relação às características intrínsecas do alimento, como a composição nutricional e pH, que devem ser ajustados tendo como referência um micro-organismo alvo de destruição. Para alimentos enlatados, como carnes em conserva, qual o micro-organismo é utilizado como alvo de destruição para garantir a esterilidade comercial?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: X
5: B
6: D
7: C
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: C
14: C
15: C