Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - História - Edital nº 138
Foram encontradas 40 questões
I. As competências específicas são pré-requisitos para o desenvolvimento das competências gerais, uma vez que as primeiras fornecem os conhecimentos e as habilidades básicas necessárias para a construção das segundas.
II. As competências gerais e específicas se desenvolvem de forma isolada, sendo a primeira mais abrangente e a segunda mais específica ao conteúdo de cada área do conhecimento.
III. As competências gerais e específicas se complementam e se desenvolvem de forma inter-relacionada ao longo da escolaridade, com as primeiras orientando o desenvolvimento das segundas e vice-versa.
IV. As competências gerais são desenvolvidas de forma isolada no currículo e não interferem nas competências específicas, que são trabalhadas por disciplina, de acordo com os conteúdos estabelecidos pela BNCC.
V. O desenvolvimento das competências gerais no currículo escolar é integrado ao das competências específicas, de modo que as competências gerais fornecem um fundamento transversal para os conteúdos disciplinares, promovendo uma formação abrangente e contextualizada.
Expressa a dinâmica de desenvolvimento das competências ao longo da escolaridade o que se afirma em
(Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/. Acesso em: novembro de 2024. Adaptado.)
De acordo com os canais oficiais da SEED Paraná, o principal objetivo do Programa em referência é:
I. É construído na relação com os outros, ainda que se manifeste internamente; é fruto de exploração externa.
II. Influencia a vida dos indivíduos, mas também ecoa na vida em sociedade.
III. É um fenômeno psicossocial, que se assenta na intersecção dos saberes individuais e dos valores presentes na cultura na qual nos inserimos, juntamente com a influência de outras pessoas e projetos coletivos.
IV. São dimensionados pela ética e por valores morais preciosos, para a construção de uma sociedade civilizada, em que se concretiza o exercício da cidadania.
Está correto o que se afirma
(Disponível em: https://www.worldhistory.org/. Adaptado. Acesso em: novembro de 2024.)
O faraó Amenófis IV, que instituiu o monoteísmo no Antigo Egito, torna-se:
I. Foi formada por invasores de diversas etnias e culturas, fato que explica toda a miscelânea grega. Dentre esses povos, destacam-se os jônios, dóricos e eólios.
II. Durante a Antiguidade, a Grécia era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural, tinha autonomia e sua própria forma de governar.
III. Uma das poucas características em comum entre as cidades-Estados gregas era a crença monoteísta dos seus povos.
IV. Reuniam-se de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia para disputar entre si competições de atletismo, corrida, lutas, dentre outras. Tal competição ficou conhecida como Olimpíadas e perdura até os dias atuais.
Está correto o que se afirma apenas em
(FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média, o nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006, p. 41.)
O renascimento comercial ocorreu por causa do crescimento urbano e da produção agrícola e resultou na criação de dois eixos econômicos na Europa: mediterrânico e nórdico. O renascimento comercial impulsionou o desenvolvimento de uma nova classe social:
I. Religião: a expansão do cristianismo, que não admitia outros deuses, está entre as justificativas para a crise no império.
II. Dificuldade de administração: o império era muito grande e havia complicações para controle da gestão e da corrupção que o assolou.
III. Invasões “bárbaras”: o exército precisou proteger o império das investidas de godos (visigodos e ostrogodos), hunos e germânicos (como os francos, anglos, saxões, vândalos, bretões e burgúndios).
IV. Elevados impostos: o Estado tinha elevado custo para manter a construção de pontes, aquedutos, estádios e banhos públicos. Esse fator elevou significativamente os impostos cobrados da população.
Está correto o que se afirma em
I. Os espanhóis foram os grandes pioneiros das Grandes Navegações, mas foram os portugueses que enviaram a primeira expedição para a América nesse contexto.
II. Em 1498, uma expedição portuguesa, comandada por Vasco da Gama, conseguiu chegar à cidade de Calicute, na Índia, quando, por fim, o sonho português foi concretizado.
III. Os portugueses foram os primeiros a se aventurarem pelo oceano Atlântico, movidos pelos interesses correntes na época. Enquanto a maior parte da Europa se encontrava, no século XV, dividida em várias pequenas regiões rivais entre si, Portugal já era um reino unificado desde o século XII, o que possibilitou seu crescimento e desenvolvimento.
IV. A Espanha também empreendeu, nesse período, grandes viagens e, em uma delas, Cristóvão Colombo chegou às terras de um continente, que era desconhecido por todos até então. Tais terras, que posteriormente receberam o nome de continente americano, constituíam um Novo Mundo, totalmente diferente daquele que era conhecido pelos europeus.
Está correto o que se afirma apenas em