Questões de Concurso Público CRP - 3ª Região (BA) 2025 para Analista Organizacional - Analista TI
Foram encontradas 10 questões
I. Orientação e seleção profissional.
II. Orientação psicopedagógica.
III. Solução de problemas de ajustamento.
Está correto o que se afirma em
I. Ter cursado em instituição pública de ensino superior estrangeira.
II. A revalidação deve ser feita por instituição pública de ensino superior no Brasil.
III. A instituição deverá revalidar o diploma de curso de pós-graduação reconhecido na área de psicologia.
IV. A instituição que revalidar o diploma deve ser sediada dentro da área de abrangência do Conselho Regional de Psicologia (CRP) onde Jean Piaget deseja se registrar para atuar.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A pena de multa é, em tese, adequada, uma vez que o ato foi de pequena gravidade e relevância, o autor nunca tendo recebido sequer uma reclamação sobre sua atuação, uma vez que a multa é a pena menos gravosa prevista na legislação.
II. Caso queira recorrer, o recurso será direcionado ao Conselho Federal de Psicologia (CFP).
III. Eventual recurso terá efeito suspensivo por regra estabelecida na norma legal, não se aplicando a pena até que seja confirmada no julgamento do recurso.
IV. O prazo para interpor eventual recurso é de quinze dias, contados da ciência da decisão que impôs a multa em questão.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional da psicologia, desde que seja a pedido do profissional responsável pelo serviço.
II. O psicólogo não deverá intervir no atendimento realizado por outro profissional mesmo quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
III. Ao ser informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço, o psicólogo poderá intervir no atendimento realizado por outro profissional.
IV. No caso hipotético em questão, pode-se afirmar que o profissional agiu corretamente, pois o psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional em caso de emergência, ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
Está correto o que se afirma em
I. Oferecer apoio aos movimentos da sociedade civil organizada local, comprometidos com a busca da melhoria de condições sociais e promoção da equidade, fortalecendo-os por meio das contribuições da psicologia.
II. Atuar em ações coletivas, mobilizações em âmbito nacional, estadual e municipal, para discussão das políticas públicas de interesse dos Direitos Humanos.
III. Planejar atividades, discutir e refletir sobre as perspectivas relacionadas a políticas de Direitos Humanos deliberadas pelos congressos nacionais de psicologia.
IV. Estreitar laços com instituições governamentais e privadas, que atuam nas deliberações dos congressos nacionais, estaduais e municipais de psicologia.
V. Buscar maior aproximação com outros Conselhos de Classe e o fortalecimento da atuação interinstitucional.
Está correto o que se afirma apenas em
(Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP nº 9/2016. Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região.)
Ana Luísa, graduada em psicologia e pós-graduada em políticas públicas, no momento, atua em um dispositivo do Sistema Único de Assistência Social. Diante das vivências em sua rotina profissional, tem surgido algumas dúvidas em relação a tal contexto e suas demandas. Por esse motivo, a psicóloga buscou ajuda em materiais técnicos e uma de suas opções foi consultar o órgão CREPOP. Ao consultá-lo, Ana Luísa entendeu que está dentro das atribuições do CREPOP (mencionado no art. 72) ofertar suporte aos psicólogos no sentido de: