Questões de Concurso Público Prefeitura de Ribeirão Claro - PR 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 20 questões
Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.
II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.
III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.
IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.
V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.
Baseado nos teóricos da Personalidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para Jung, a personalidade só se desenvolve se a pessoa escolher o seu próprio caminho que, para ela, é o melhor dentre todos os outros. Percorrendo o caminho das convenções, deixa de desenvolver a si mesma, seguindo um método coletivo em detrimento da totalidade que lhe é própria.
II. Karen Horney voltou sua atenção para o mundo social e seu impacto sobre o ego ou a formação da identidade. Sua teoria concentra-se na singularidade deum indivíduo e na importância por ele sentida.
III. Alfred Adler demonstrou que importantes estágios de desenvolvimento marcam o curso da vida de um indivíduo por toda vida, cujo processo dá-se de forma contínua, com seus próprios problemas e conflitos.
IV. Bandura atribuiu um papel importante na personalidade chamado auto sistema, sendo este um conjunto de processos cognitivos, por meio do qual uma pessoa percebe, avalia e regula o próprio comportamento, de modo que ele seja apropriado ao meio e eficaz para que ela alcance suas metas.
V. Allport acreditava que a personalidade é determinada biologicamente quando nascemos e moldada de acordo com as experiências do ambiente em que vivemos.
Sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O TEA é um transtorno neurodesenvolvimental, o que significa que os sintomas estão presentes desde os primeiros anos de vida, ou até mesmo nos primeiros meses.
( ) Os principais sintomas do TEA abrangem déficits em domínios comunicativos, de interação social e comportamental.
( ) Tanto o TEA quanto o TDAH geram dificuldades na regulação emocional, habilidades sociais, problemas de atenção e desajustes comportamentais.
( ) Na ordem das alterações comportamentais, os padrões apresentam um espectro amplo de manifestações com variabilidade, tanto na frequência como na severidade, sendo na adolescência o período crítico para seu início e manifestações.
( ) No TEA, a gravidade das alterações comportamentais está fortemente associada ao grau de comprometimento intelectual da pessoa.
Lev S. Vygotski (1896 – 1934) é um autor que vem despertando grande interesse nas áreas da psicologia e da educação no Brasil. De acordo com sua teoria, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Fundamenta-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais.
II. O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.
III. O substrato biológico do funcionamento psicológico evidencia a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio histórico específico. Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas.
IV. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas.
V. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida orgânica, um ser afetivo. Da afetividade, diferenciou-se, lentamente, a vida racional. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.
Fundamentados na Teoria de Lacan, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A ausência do pai – no psiquismo da criança – comumente devido ao discurso denegridor da mãe, pode propiciar a formação de psicoses e perversões.
II. O estágio do espelho prolonga-se dos 6 aos 18 meses, em três subetapas, sendo que a partir dos seis meses a criança começa a conquistar a totalidade do seu corpo por meio do espelho representado pela mãe.
III. Todo recém-nascido é portador de inatas preconcepções, sendo que a realidade interna, representada pela mãe, vai produzir realizações positivas ou negativas, sendo que ambas são estruturantes, se o forem em quantidade e qualidade adequadas.
IV. O traço funciona como eixo estruturador na obra lacaniana. Há no sujeito um traço, uma marca desencadeadora do seu processo constitutivo. Interessante, no entanto, são as várias referências à marca no texto lacaniano.
V. A “comunicação primitiva”, processa-se por intermédio do conteúdo das maciças cargas de identificações positivas que o bebê emite através das diversas formas da “linguagem do corpo”, à espera delas serem acolhidas por um continente materno.
De acordo com a Portaria SAS/MS nº 224, de 29 de janeiro de 1992, sobre as Normas para Atendimento Ambulatorial do SUS, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O atendimento em saúde mental prestado em nível ambulatorial compreende um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas nas unidades básicas/centros de saúde e/ou ambulatórios especializados, ligados ou não a policlínicas, unidades mistas ou hospitais.
II. Os critérios de hierarquização e regionalização da rede bem como a definição da população referência de cada unidade assistencial serão estabelecidas pelo órgão gestor local.
III. O atendimento e atenção aos pacientes serão efetuados na Unidade Básica, Centro de Saúde e Ambulatório por uma equipe multidisciplinar.
IV. Verificação à grade de atividades para ver se é cumprida e se esta, se encontra afixada em lugar público e que possibilite a fácil leitura a todos (funcionários, usuários e familiares) dentro do espaço do serviço.
V. O ambiente ambulatorial precisa ser moderno estar
organizado para garantir plena condição de
restabelecimento do doente. Daí a importância de
cuidar dos determinantes organizacionais.
Conforme a Portaria SAS/MS nº 224, de 29 de janeiro de 1992, sobre o estabelecimento das diretrizes para atendimento em saúde mental, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Diversidade de métodos e técnicas terapêuticas nos vários níveis de complexidade assistencial.
( ) Ênfase na participação social desde a formulação das políticas de saúde mental até o controle de sua execução.
( ) Organização de serviços baseada nos princípios de universalidade, hierarquização, regionalidade e integralidade das ações.
( ) Garantia da continuidade da atenção nos vários níveis.
( ) Definição dos órgãos gestores locais como responsáveis pela complementação da presente Portaria Normativa e pelo controle e avaliação dos serviços prestados.
Sobre o Centro de Referência Social (CRAS), analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O CRAS é, assim, uma unidade da rede socioassistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois, além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.
II. O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS, auxiliado pela equipe técnica, sendo, portanto, funções exclusivas do poder público e não de entidades privadas de assistência social.
III. O CRAS e o Órgão Gestor da Política de Assistência Social são duas unidades com exatamente as mesmas funções, cujas atribuições são a organização da rede sócio assistencial e a oferta de serviços da proteção social básica em determinado território.
IV. Além do PAIF, oferta obrigatória e exclusiva do CRAS, nenhum outro serviço socioassistencial de proteção social básica podem ser implementados nas unidades, pois entende-se o PAIF como um programa completo, considerando o espaço físico, equipamentos, recursos materiais e humanos.
V. A diferença do CRAS e CREAS é que enquanto o CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, o CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.
A equipe multidisciplinar vem se fortalecendo tendo como base a crescente aceitação do modelo biopsicossocial de saúde, em contraste com o modelo biomédico. Quanto à inserção do profissional da psicologia nas equipes multidisciplinares em saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O psicólogo nas ações em saúde pode desempenhar tarefas ligadas ao planejamento e gestão de trabalho, nas quais todos os profissionais devem estar envolvidos.
II. Os psicólogos necessitam incorporar uma nova concepção de prática profissional, associada ao processo de cidadanização, de construção de sujeitos com capacidade de ação e proposição.
III. Uma primeira condição para o trabalho multidisciplinar efetivo do psicólogo é a clareza de suas atribuições e das expectativas concernentes à sua especificidade.
IV. O papel do psicólogo dá-se na integração do seu conhecimento com as ações dos profissionais de saúde com foco principal na organização da equipe e posteriormente na saúde e subjetividade do paciente.
V. A inserção do psicólogo nos serviços públicos de
saúde ocorreu no final da década de 1970, com a
finalidade de construir modelos alternativos ao
hospital psiquiátrico, com vistas à redução de custos
e maior eficácia dos atendimentos, por meio da
formação de grupos multiprofissionais.
Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.
II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.
III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.
IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.
V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.
Sobre as estruturas da personalidade estabelecidas por Freud, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O superego é parte do self inteiramente consciente que nos parabeniza quando fazemos o nosso o nosso melhor e nos critica quando ficamos abaixo de nossas expectativas e padrões.
II. Do ponto de vista cognitivo o id é pré-verbal, expressando-se por meio de imagens e símbolos. Ele também é pré-lógico porque não tem noção do tempo, moral, limitação ou da possibilidade de opostos coexistirem. Seria a forma arcaica da cognição.
III. O ego freudiano opera de acordo com o princípio da realidade e é sedimentado pela cognição lógica e sequencial, orientada pela realidade. Possui aspectos tanto conscientes quanto inconscientes.
IV. A fonte da expressão “força do ego” se refere à capacidade de uma pessoa reconhecer e admitir a realidade mesmo quando esta é incrivelmente desagradável, sem precisar recorrer a defesas como a negação.
V. Um dos objetivos do superego é reprimir, por meio de punição ou sentimento de culpa, qualquer impulso contrário às regras e ideais.