Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupãssi - PR 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 3 questões

Q1253523 Fisioterapia
A ausculta pulmonar é um método bastante simples e rápido que permite a obtenção de dados sobre as doenças as pulmonares. Pode ser definida como todo o som emitido pelo aparelho respiratório intra ou extratorácico captado por meio do estetoscópio. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os sons produzidos por um paciente sadio denominam-se sons respiratórios normais e podem ser identificados a depender do nível da via aérea envolvida, como respiração brônquica, murmúrio vesicular (MV) e som traqueal ou broncovesicular. ( ) O som broncovesicular é auscultado nas regiões torácicas de projeção da traqueia e dos brônquios de grosso calibre. O murmúrio vesicular é audível em todo o tórax, no entanto, acredita-se que esse som seja gerado nas vias aéreas mais periféricas que os brônquios principais e mais centrais que os bronquíolos respiratórios ou alvéolos, uma vez que nestes a distribuição do ar ocorre por difusão. A respiração brônquica é oriunda das regiões infra e supraclaviculares e nas regiões supraescapulares, no entanto não é tão rude quanto o som bronquial. ( ) Os ruídos anormais, também conhecidos como ruídos adventícios, revelam anormalidades de base pulmonar, eles podem ser classificados como sons contínuos ou sons descontínuos. ( ) Os sons contínuos são representados por roncos e sibilos. Os roncos são mais graves, semelhantes ao roncar das pessoas, e podem ser inspiratórios e expiratórios. Os sibilos são mais agudos, semelhantes a um assobio ou chiado, e podem estar presentes na inspiração e na expiração. Roncos e sibilos geralmente ocorrem na presença de estreitamento das vias aéreas por broncoespasmo, edema de mucosa e secreção. ( ) Os sons descontínuos são representados por crepitações grossas e finas. As crepitações grossas decorrem da reabertura de vias aéreas mais distais que as que dão origem às crepitações finas e ocorrem principalmente em doenças com lesão estrutural da via aérea, como bronquiectasias e bronquite crônica. As crepitações finas estão geralmente associadas às condições patológicas, as quais cursam com redução da complacência pulmonar, o que facilita o fechamento das pequenas vias aéreas na inspiração (fibrose intersticial, edema e consolidação pulmonar).
Alternativas
Q1253535 Fisioterapia
A drenagem postural refere-se à estrutura anatômica correspondente à terceira geração brônquica. Desse modo, uma abordagem detalhada da anatomia pulmonar, principalmente dos segmentos broncopulmonares se faz necessário. Além disso, a drenagem deverá ser aplicada mediante avaliação criteriosa, história clínica e exame físico, identificação das condições hemodinâmicas do paciente e dos segmentos broncopulmonares envolvidos. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A principal fundamentação da drenagem postural é o princípio físico da ação da gravidade, a posição e o grau de inclinação a serem adotados pelo paciente durante a realização do procedimento variam de acordo com a área do pulmão a ser drenada. A técnica consiste em posicionar o paciente de tal forma que favoreça o escoamento de secreções de áreas pulmonares específicas em direção a regiões mais centrais da árvore brônquica, para que possam ser eliminadas pela tosse ou técnica de aspiração. II. A drenagem postural pode fazer parte do tratamento de pacientes de todas as faixas etárias, estando sujeita a modificação de acordo com a idade e a tolerância do paciente. Em bebês e em crianças em idade pré-escolar, pode-se utilizar o colo como uma alternativa das posições adotadas. Várias sequências de posturas específicas, correspondentes aos diferentes segmentos broncopulmonares têm sido recomendadas a partir da localização dos segmentos e/ou trajeto dos brônquios segmentares. Para a drenagem da língula, situada acima da fissura oblíqua, o paciente é posicionado em decúbito lateral direito, com inclinação a 45º posteriormente, com os pés da cama elevados em 30 cm ou 15º. III. A técnica pode ser realizada em qualquer horário, preferencialmente nos intervalos alimentares, atentando-se para a presença de refluxo gastroesofágico ou história de vômitos frequentes. A duração da drenagem postural é variável e dependerá da doença de base, do volume, do tipo e do local da secreção, bem como da tolerância do paciente. A frequência deve ser determinada pela avaliação da resposta do paciente à terapia. IV. A drenagem postural é considerada relativamente ineficaz se não acompanhada por tosse ou manobras de expiração forçada, designadas a ajudar o clearance de secreção brônquica. Desse modo, esse procedimento é associado a manobras de vibração, percussão, tosse e exercícios respiratórios. V. A verticalização dos brônquios segmentares facilita a remoção de secreção localizada nas regiões ventiladas por esses brônquios. Além da mobilização das secreções, as posturas favorecem a abertura dos brônquios e alvéolos, melhorando a interação gás-líquido, e inibem a formação de microatelectasias, principalmente em indivíduos acamados, torporosos e prematuros. Portanto, a drenagem postural é essencialmente uma tentativa de mobilizar secreções, acelerar a velocidade do muco traqueal, aumentando sua eliminação através de posições que permitam à gravidade exercer sua influência sobre áreas lesadas do pulmão, melhorando assim, a condutância das vias aéreas e a taxa de fluxo.
Alternativas
Q1253539 Fisioterapia
Muitas são as dificuldades encontradas na interpretação da gasometria arterial para diagnóstico dos distúrbios respiratórios e do equilíbrio ácido-básico. A análise da gasometria de paciente com provável distúrbio ácido-básico (DAB) exige a leitura simultânea de diversos parâmetros, interligados e dependentes, que podem confundir a interpretação, levando a um diagnóstico errado. O diagnóstico inicial do distúrbio ácido-básico pela gasometria requer a análise de três dos parâmetros fornecidos: pH, PaCO2 e HCO3-. A gasometria aliada aos dados clínicos e aos sinais e sintomas do paciente, orienta uma intervenção efetiva na correção da oxigenação, da ventilação e do distúrbio ácido-básico. Analise os dados abaixo e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta da gasometria descrita.  pH= 7,31 PaCO2 = 32 mmHg HCO3- = 16 mEq/mL 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A