Questões de Concurso Público FMS 2019 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 26 questões
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.
Diretrizes
I. Cuidado Centrado na Pessoa.
II. Resolutividade.
III. Longitudinalidade do cuidado.
IV. Coordenar o cuidado.
V. Ordenar as redes.
Características
a) o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.
b) reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.
c) pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.
d) deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.
e) atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.
A alternativa que apresenta a associação CORRETA é:
Leia o texto abaixo:
Prevalência e fatores associados ao bruxismo do sono em adolescentes de Teresina, Piauí*
Resumo:Bruxismo do sono (BS) é uma atividade muscular repetitiva cuja epidemiologia em adolescentes tem sido pouco estudada. Este estudo observacional transversal objetivou determinar a prevalência e os fatores associados ao BS em adolescentes. A amostra foi constituída de 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos de Teresina, Piauí, Brasil. A prevalência de BS foi de 22,2%. Na análise multivariada foi observada maior prevalência de BS em adolescentes do sexo masculino (razão de prevalência - RP = 1,41; intervalo de confiança de 95% - IC95% 1,04 - 1,89), com relato de ronco (RP = 1,39; IC95% 1,02 - 1,89) e dificuldades para dormir (RP = 1,92; IC95% 1,38 - 2,66). BS é uma condição frequente em adolescentes, e os fatores associados à sua prevalência foram: sexo masculino, ronco e dificuldades para dormir.
*Adaptado de:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2018000100401&lng=pt&nrm=iso
Considerando o estudo descrito e o uso da Epidemiologia para a compreensão de problemas relacionados à
saúde, é CORRETO afirmar:
Os sistemas de informação em saúde (SIS) são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.
O _______ tem por objetivo coletar, processar, transmitir e disseminar dados epidemiológicos, gerados por profissionais de saúde na rotina dos serviços. Os agravos da lista de doenças de notificação compulsória são registrados em fichas de investigação, as quais são enviadas para a vigilância epidemiológica municipal, responsável pela digitação, adoção das medidas de controle e encerramento das investigações, a partir da evolução do caso.
Assinale a alternativa que contem o SIS que completa CORRETAMENTE o trecho acima:
( ) O paciente apresenta 4 pontos no escore CHA2DS2-Vasc, portanto tem indicação de anticoagulação crônica, para evitar eventos cardioembólicos. ( ) O paciente apresenta 3 pontos no escore CHA2DS2-Vasc, portanto, tem indicação de anticoagulação crônica, para evitar eventos cardioembólicos. ( ) O anticoagulante oral Apixaban está recomendado para anticoagulação em pacientes com FA. ( ) Paciente apresenta risco muito alto de sangramento devido à idade avançada, portanto não pode ser anticoagulado com Varfarina. ( ) Ácido acetilsalicílico é suficiente para prevenir eventos cardioembólicos, neste paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Em um paciente adulto, a asma não controlada, apesar do uso de corticoide inalatório, a associação de um Beta2- agonista de longa ação é uma boa alternativa. ( ) Na exacerbação de DPOC, o corticoide inalatório é mais eficaz do que o corticoide endovenoso ou oral. ( ) Staphylococcus aureus é um dos agentes infecciosos mais comuns na exacerbação de DPOC. ( ) Não é comum a presença de eosinofilia no sangue periférico da maioria dos pacientes com asma. ( ) Infusão de sulfato de magnésio pode ser benéfico, nos casos refratários de exacerbação de DPOC e crise asmática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando as síndromes anêmicas, correlacione as colunas:
(1) Anemia Microcítica e Hipocrômica.
(2) Anemia Normocítica e Normocrômica.
(3) Anemia Macrocítica.
( ) Deficiência de ácido fólico.
( ) Talassemia.
( ) Anemia Aplásica.
( ) Anemia do sangramento agudo.
( ) Deficiência de Vitamina B12.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA.