Questões de Concurso Público FMS 2019 para Médico - Ginecologista Obstetra

Foram encontradas 27 questões

Q1028214 Medicina
“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1028215 Medicina
O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração entre os entes federativos, para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde no âmbito do SUS. Em relação a este acordo, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1028216 Medicina

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.


Diretrizes

I. Cuidado Centrado na Pessoa.

II. Resolutividade.

III. Longitudinalidade do cuidado.

IV. Coordenar o cuidado.

V. Ordenar as redes.


Características

a) o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

b) reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.

c) pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.

d) deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.

e) atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.


A alternativa que apresenta a associação CORRETA é:

Alternativas
Q1028217 Medicina
É fundamental a integração do trabalho entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, que é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. São ações de Vigilância em Saúde inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica, EXCETO:
Alternativas
Q1028219 Medicina

Leia o texto abaixo: 


Prevalência e fatores associados ao bruxismo do sono em adolescentes de Teresina, Piauí*


Resumo:Bruxismo do sono (BS) é uma atividade muscular repetitiva cuja epidemiologia em adolescentes tem sido pouco estudada. Este estudo observacional transversal objetivou determinar a prevalência e os fatores associados ao BS em adolescentes. A amostra foi constituída de 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos de Teresina, Piauí, Brasil. A prevalência de BS foi de 22,2%. Na análise multivariada foi observada maior prevalência de BS em adolescentes do sexo masculino (razão de prevalência - RP = 1,41; intervalo de confiança de 95% - IC95% 1,04 - 1,89), com relato de ronco (RP = 1,39; IC95% 1,02 - 1,89) e dificuldades para dormir (RP = 1,92; IC95% 1,38 - 2,66). BS é uma condição frequente em adolescentes, e os fatores associados à sua prevalência foram: sexo masculino, ronco e dificuldades para dormir.

*Adaptado de:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2018000100401&lng=pt&nrm=iso


Considerando o estudo descrito e o uso da Epidemiologia para a compreensão de problemas relacionados à saúde, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Q1028220 Medicina
A medida de frequência do evento de interesse em um estudo transversal é a prevalência, cuja definição é a relação entre:
Alternativas
Q1028222 Medicina

Os sistemas de informação em saúde (SIS) são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.


O _______ tem por objetivo coletar, processar, transmitir e disseminar dados epidemiológicos, gerados por profissionais de saúde na rotina dos serviços. Os agravos da lista de doenças de notificação compulsória são registrados em fichas de investigação, as quais são enviadas para a vigilância epidemiológica municipal, responsável pela digitação, adoção das medidas de controle e encerramento das investigações, a partir da evolução do caso.


Assinale a alternativa que contem o SIS que completa CORRETAMENTE o trecho acima:

Alternativas
Q1050269 Medicina
A histerectomia é uma das cirurgias mais frequentemente realizadas. O conhecimento da anatomia e das técnicas cirúrgicas são cruciais, para minimizar complicações intra e pós operatórias. É CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1050270 Medicina
O Ministério da Saúde do Brasil, por meio da publicação das DIRETRIZES PARA O RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO 2016, recomenda que o rastreamento por meio do exame citopatológico em pacientes sexualmente ativas, deve ser realizado:
Alternativas
Q1050271 Medicina
Paciente de 45 anos de idade procura Unidade Básica de Saúde, para realização de exame de Papanicolau. Está assintomática e refere que se submeteu a histerectomia total abdominal com preservação dos ovários há 4 anos, a indicação foi miomatose uterina sintomática. Antes da cirurgia, nunca apresentou exame de Papanicolau alterado. Conduta:
Alternativas
Q1050272 Medicina
Em pacientes na pós-menopausa, com sangramento uterino anormal, a avaliação com ultrassonografia transvaginal é fundamental para se estudar o endométrio e definir a conduta a ser adotada. É verdadeiro afirmar neste cenário, EXCETO:
Alternativas
Q1050273 Medicina
O manejo das lesões anexiais pode ser realizado com segurança, utilizando-se os critérios de IOTA para diferenciar tumores benignos de tumores malignos. Das características abaixo, qual não está relacionada com tumores malignos na avaliação ultrassonográfica das massas anexiais?
Alternativas
Q1050274 Medicina
Paciente de 42 anos de idade traz um exame de mamografia com classificação BI RADS 3. É CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1050275 Medicina
Os sintomas do climatério podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida das mulheres. A Terapia Hormonal (TH) melhora os sintomas na maioria das mulheres. No entanto, o medo do risco de câncer de mama, sobretudo após publicação do estudo WHI, levou e leva muitas mulheres a declinarem da utilização da TH. Baseado nos dados apresentados pelo o estudo WHI, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1050276 Medicina
A salpingectomia laparoscópica é uma opção à laqueadura tubária clássica( eletrocoagulação ou utilização de clipes metálicos). As justificativas para este procedimento são várias, dentre as quais podemos citar:
Alternativas
Q1050277 Medicina
É verdadeiro afirmar sobre o Sistema Intrauterino com levonorgestrel, EXCETO:
Alternativas
Q1050278 Medicina
Sobre a vacina quadrivalente contra o HPV, é CORRETO afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q1050279 Medicina
Primigesta, 26 anos, G2 P1 (N) A0, IG: 29 semanas, tipagem sanguínea: A,Rh: negativo, apresenta sangramento genital de pequena a moderada intensidade. À ultrassonografia, observa-se feto vivo, sem alterações e placenta prévia oclusiva parcial. A paciente não realizou pré-natal e não sabe sobre o parceiro. A melhor conduta no caso é fazer:
Alternativas
Q1050280 Medicina
Paciente, 23 anos, G3P1(N)A1, IG:18 semanas, comparece à primeira consulta de pré-natal com resultado do VDRL > 1:8. Nesta situação, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1050281 Medicina
Paciente de 24 anos G1 P0 A0, IG: 33 semanas +2 dias, procurou serviço médico por dor em baixo ventre há seis horas. Ao exame: PA:100x70 P:92 AFU:33 cm BCF:+ DU: 2 em 10minutos, toque: colo esvaecido 80% e pérvio 2,0cm, apresentação cefálica. Sua conduta será:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: B
6: C
7: A
8: C
9: D
10: E
11: E
12: A
13: B
14: C
15: A
16: D
17: E
18: D
19: X
20: C