Questões de Concurso Público Prefeitura de Bossoroca - RS 2018 para Professor - Português
Foram encontradas 10 questões
I - Para reeducar as relações étnico-raciais no Brasil, é necessário fazer emergir as dores e os medos que têm sido gerados. É preciso entender que o sucesso de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros. II - A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.
I - O Ensino Fundamental se traduz como um direito público subjetivo de cada um e como dever do Estado e da família na sua oferta a todos. II - É dever do Estado garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, com requisito de seleção.
Os professores são estruturadores e animadores das aprendizagens e não apenas estruturadores do ensino (1ª parte). Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação (2ª parte).
A sentença está:
( ) A integração funcional é definida como a progressiva redução da distância funcional na utilização conjunta dos recursos educativos. ( ) A integração educativa deve ser valorizada não apenas em si mesma, levando em conta que se possibilita o desenvolvimento pessoal e social da criança, mas também se favorece a integração na sociedade durante a juventude e a infância. ( ) A integração comunitária exige mudanças importantes na estrutura social, no acesso ao emprego e nas atitudes dos cidadãos.
( ) Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação quanto o respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando. ( ) Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras não necessitam da corporeidade do exemplo. Pensar certo não implica fazer certo. ( ) É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.
I - Semelhança com a situação escolar: o aluno-problema encontra maior dificuldade de colaborar com a testagem pelo fato de ela ser muito semelhante a algumas situações escolares típicas. II - Postura paranoide: a criança acredita que as situações do teste foram colocadas ali para “pegá-la”, quando erra fica braba com o teste e o examinador, passa a se fechar e não produz respostas. Duvida das intenções do examinador. III - Postura obsessiva: a criança se perde nos detalhes, em muitas explicações e discussões com aspectos da tarefa que não estão bem-postos.
Estão CORRETOS:
Entende-se por linguagem, no fundamental, como ação entre dois indivíduos orientada por uma finalidade específica, um processo de comunicação que se realiza nas práticas sociais nos diferentes grupos de sociedades (1ª parte). As práticas sociais não se diferenciam e não dependem das condições da situação comunicativa na qual estão incluídas as características sociais dos envolvidos na interlocução (2ª parte). Hoje em dia, a conversa informal não é a mesma que se ouvia há um século, por exemplo, tanto em relação a conteúdos quanto à maneira de se expressar, que são aspectos próprios do momento histórico (3ª parte).
A sentença está:
I- O falante de língua materna é capaz de, ativando esquemas cognitivos, apresentar enunciados de sua língua independentemente. II- A disciplina de gramática na escola deve atentar-se apenas a uma atividade que se encaixe em moldes que dispensem as ocorrências naturais da vida do estudante. III- A escola é o espaço reconhecido como instituição que deve ser mantido para orientação do aprendizado e o “bom uso” linguístico, cabendo a ela enfatizar uma recorrente reflexão sobre a língua materna.
Está(ão) CORRETO(S):
I - A correlação entre escola e literatura se comprova a partir da circunstância de que o indivíduo só se habilita como leitor, tendo contato com a primeira e consequentemente aprendendo a segunda. II - As relações entre escola e literatura são mecânicas. A escola é a causa e a literatura a consequência do aprendizado.