Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratininga - SP 2023 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 16 questões
I. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
II. As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é uma pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.
Estão CORRETOS:
A ___________ pode ser basicamente entendida como a capacidade do organismo de se defender contra a entrada e multiplicação de micro-organismos, podendo ser adquirida tanto de maneira natural quanto por meio de ____________.
O(A) _______________ deve contemplar a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades e o risco ao qual estão expostos.
( ) A deficiência de todas as vitaminas do complexo B que ocorre nos alcoólatras pode desencadear confusão mental e psicose, chamada encefalopatia de Wernicke.
( ) A deficiência de magnésio é muito comum em alcoólatras e pode agravar os sintomas de abstinência, como delirium tremens (DT) e arritmias cardíacas.
( ) A osteoporose pode ser uma influência direta do uso de álcool ou decorrer de uma dieta ruim, comumente associada aos alcóolatras.
( ) A aterosclerose coronariana caracteriza-se por acúmulo anormal de lipídios ou substâncias gordurosas e tecido fibroso na parede dos vasos.
( ) A aterosclerose envolve uma resposta inflamatória repetitiva à lesão da parede arterial e alteração subsequente das propriedades estruturais e bioquímicas das paredes arteriais.
( ) Os sintomas e as complicações ocorrem de acordo com a localização e o grau de estreitamento do lúmen arterial, formação de trombo e obstrução do fluxo sanguíneo para o miocárdio.
I. O exame físico deve ser completo, sem preocupação em detectar exantema, fenômenos hemorrágicos, sinais de alteração hemodinâmica e nível de consciência.
II. Após realizada a prova do laço e desenhado um quadrado de 2,5 cm de lado no antebraço, a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças.
III. Ao realizar a prova do laço, se ela for positiva antes do tempo preconizado, ela pode e deve ser interrompida.
IV. O diagnóstico da dengue é feito a partir de dados clínicos e epidemiológicos, com reforço de exames laboratoriais quando necessário.
Estão CORRETOS:
I. Podem ocorrer pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação.
II. Esse transtorno frequentemente se desenvolve após um estresse vital.
III. Em geral, existem períodos de exacerbação e remissão dos sintomas.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Cefaleia tensional. (2) Cefaleia em salvas. (3) Cefaleia hemicrania paroxística.
( ) A dor é profunda, em geral retro-orbital, de intensidade excruciante, não flutuante e de caraterística explosiva.
( ) Caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. A cefaleia pode ser episódica ou crônica.
( ) Episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, associada a manifestações autonômicas ipsolaterais, com resposta excelente à indometacina.
( ) Está associada a sintomas ipsolaterais como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal. Muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas.
I. A maioria dos pacientes com doença hepática e encefalopatia hepática tolera aminoácidos.
II. Raramente, por ocasião da terapia convencional médica, a presença de encefalopatia hepática impossibilita o adequado aporte proteico.
III. Na avaliação nutricional, a diminuição da síntese de ureia e o aumento da formação de amônia subestimam as perdas nitrogenadas.
Está(ão) CORRETO(S):