Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratininga - SP 2023 para Médico Pediatra
Foram encontradas 16 questões
I. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
II. As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é uma pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.
Estão CORRETOS:
A ___________ pode ser basicamente entendida como a capacidade do organismo de se defender contra a entrada e multiplicação de micro-organismos, podendo ser adquirida tanto de maneira natural quanto por meio de ____________.
O(A) _______________ deve contemplar a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades e o risco ao qual estão expostos.
I. Podem ocorrer pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação.
II. Esse transtorno frequentemente se desenvolve após um estresse vital.
III. Em geral, existem períodos de exacerbação e remissão dos sintomas.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O exame físico deve ser completo, sem preocupação em detectar exantema, fenômenos hemorrágicos, sinais de alteração hemodinâmica e nível de consciência.
II. Após realizada a prova do laço e desenhado um quadrado de 2,5 cm de lado no antebraço, a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças.
III. Ao realizar a prova do laço, se ela for positiva antes do tempo preconizado, ela pode e deve ser interrompida.
IV. O diagnóstico da dengue é feito a partir de dados clínicos e epidemiológicos, com reforço de exames laboratoriais quando necessário.
Estão CORRETOS:
I. Ao nascimento, 1 em cada 10 recém-nascidos (RN) necessita de ventilação com pressão positiva para iniciar e/ou manter movimentos respiratórios efetivos.
II. Um RN termo que apresenta boa vitalidade ao nascer, porém com líquido amniótico de aspecto meconial, necessita de clampeamento imediato de cordão umbilical e manobras iniciais de reanimação.
III. Um RN termo que nasce sem movimentos respiratórios regulares e/ou tônus muscular flácido precisa ser conduzido à mesa de reanimação, indicando-se os seguintes passos: prover calor, posicionar a cabeça, aspirar boca e narinas, se necessário, e secar o paciente. Esses passos devem ser executados em, no máximo, 60 segundos.
IV. Para diminuir a perda de calor, é importante pré-aquecer a sala de parto e a sala onde serão realizados os procedimentos de estabilização/reanimação, com temperatura ambiente de 25-27°C.
Está(ão) CORRETO(S):
Também ________________________________________ e síndrome da pele escaldada estafilocócica (SPEE) localizada, trata-se de infecção cutânea superficial, comum, de distribuição universal, altamente contagiosa, acometendo principalmente crianças e espalhando-se rapidamente de indivíduo para indivíduo ou por meio de fômites. Pode ou não apresentar bolhas.
I. A maior parte dos traços de desenvolvimento da criança é de origem multifatorial e representa a interação entre a herança genética e os fatores ambientais.
II. O baixo peso ao nascer e a prematuridade são eventos que aumentam o risco da criança para alterações globais em seu desenvolvimento.
III. O tratamento de uma criança com distúrbio do desenvolvimento deverá ser individualizado e associado a exames complementares, independentemente da etiologia.
Estão CORRETOS: