Questões de Concurso Público UFSC 2014 para Engenheiro de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 23 questões
Conforme os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
( ) Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente qualificado.
( ) Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente viáveis e suficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.
( ) Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho mediante os procedimentos apropriados e obedecida a seguinte sequência: a) seccionamento; b) constatação da ausência de tensão; c) impedimento de reenergização; d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona de riscos; f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
( ) As responsabilidades quanto ao cumprimento da NR 10 são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O PCMSO, com os objetivos de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos. Desta forma, conforme a NR pertinente, relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1
I. exame admissional
II. exame periódico
III. exame de retorno ao trabalho
IV. exame de mudança de função
V. exame demissional
Coluna 2
( ) Trabalhadores expostos a riscos ou a situações que impliquem o desencadeamento ou o agravamento de doença ocupacional ou, ainda, portadores de doenças crônicas
( ) Por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto
( ) Trabalhador exposto a risco diferente daquele a que estava exposto anteriormente
( ) Obrigatoriamente realizado até a data da homologação
( ) Antes que o trabalhador assuma suas atividades
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Fazem parte da estrutura do PPRA:
I. antecipação e reconhecimentos dos riscos.
II. estratégia e metodologia de ação.
III. implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
IV. planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma.
V. periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
VI. registro e divulgação dos dados.
Assinale a alternativa CORRETA.
Com relação a ruído, analise as afirmativas abaixo.
I. Costuma-se representar a pressão sonora pelo seu valor RMS (Root Mean Square) que determina o valor médio quadrático ao longo de um determinado tempo de integração “T”.
II. Instrumentos que medem a pressão sonora são chamados “Medidores de Nível de Pressão Sonora”, também conhecidos vulgarmente como “pressostatos”.
III. Fontes sonoras (máquinas) em regime de trabalho constante e independente produzem níveis de pressão sonora NPS1 e NPS2 (em dB). Para calcular o nível de pressão sonora resultante (NPSR) não se deve simplesmente somar os NPS de cada máquina pelo fato de a escala decibel ser um artifício.
IV. Uma fonte de ruído gera um nível de pressão sonora (NPS). Sendo instalada uma segunda fonte de ruído idêntica à primeira, o nível de pressão sonora resultante (NPSR) será NPS acrescido de 3 dB, ou seja, NPS+3dB.
V. Curvas de ponderação representam curvas de filtros eletrônicos que são incorporados aos instrumentos de medição de ruído. Quando utilizadas, essas curvas proporcionam leituras de níveis de ruído ponderado (com a frequência) expressos em dB(A) independentemente de qual delas esteja sendo utilizada.
Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo as normas vigentes de segurança contra incêndios, do Estado de Santa Catarina, para edificações escolares, pode-se afirmar que:
I. nas edificações escolares, independentemente do número de pavimentos ou da área total construída, será exigido sistema preventivo por extintores.
II. nas edificações escolares com quatro ou mais pavimentos, independentemente da área total construída, será exigido um sistema hidráulico preventivo.
III. nas edificações escolares, independentemente da área total construída, será exigido sistema de alarme, sinalização que auxilie o abandono do local e iluminação de emergência, nas salas e nas circulações, com exceção das edificações escolares onde a sala de aula possua saída diretamente para o exterior.
IV. nas edificações hospitalares, laboratórios e similares, independentemente da área total construída ou da altura, será exigido sistema preventivo por extintores.
V. as edificações hospitalares, laboratórios e similares com quatro ou mais pavimentos ou área total construída igual ou superior a 750 m² deverão ser protegidas por sistema hidráulico preventivo.
Assinale a alternativa CORRETA.
A NR 17 – Ergonomia estabelece que, para locais de trabalho nos quais são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, entre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
I. os níveis de ruído deverão estar de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO.
II. o índice de temperatura efetiva deverá estar entre 23 o C e 26 o C.
III. a velocidade do ar não deverá ser superior a 0,75 m/s.
IV. a umidade relativa do ar deverá ser inferior a 40 %.
V. para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2 da NR 17 mas não apresentem equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) será de valor não superior a 60 dB.
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise os itens abaixo e indique os que completam CORRETAMENTE a frase a seguir. Considerando-se a NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão, constitui risco grave e iminente a falta de:
I. válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA.
II. instrumento que indique a pressão do vapor acumulado.
III. injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras de combustível sólido.
IV. sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis.
V. sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão, analise as afirmativas abaixo.
I. A válvula de segurança é regulada com valor um pouco acima da PMTA.
II. O teste hidrostático deve ser realizado nas inspeções extraordinárias.
III. O estágio supervisionado para operadores de caldeiras do tipo B deve ser de no mínimo 60 horas.
IV. Uma inspeção periódica deverá ser realizada caso a caldeira tenha ficado inativa por mais de seis meses.
V. As válvulas de segurança das caldeiras A, B e C devem ser testadas pelo menos duas vezes por mês.
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a NR 9.
I. É um documento elaborado para servir de base na elaboração do PCMSO.
II. O PPRA não pode substituir o LTCAT.
III. Na elaboração de um PPRA para um escritório de contabilidade, basta realizar-se o trabalho de registro e divulgação de dados.
IV. Os registros do PPRA deverão ser mantidos por um período mínimo de 25 anos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, analise as seguintes afirmativas.
I. Os cilindros de Gás Natural Veicular (GNV) com capacidade superior a 6 m3 instalados nas empilhadeiras indicam a necessidade de pagamento de adicional de periculosidade para o operador.
II. Os trabalhadores que laboram em áreas sujeitas a periculosidade têm direito a adicional de 30 % sobre o salário mínimo e aposentadoria especial com redução do tempo de trabalho.
III. Por tratar-se de área com risco de explosão, o operador de caldeiras tem direito a adicional de periculosidade independentemente do combustível utilizado.
IV. O transporte de líquidos inflamáveis em embalagens certificadas simples de 200 L, independentemente do número de embalagens, garante o pagamento de adicional de periculosidade.
Assinale a alternativa CORRETA.