Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Verde - GO 2023 para Professor de Educação Básica II (PEB II) - História
Foram encontradas 17 questões
I - Propôs a unificação judaica ao seu reino; possibilitou a formação religiosa, que estava condicionada à formação nos mosteiros de São Bento.
II - Fortaleceu as transações comerciais mediante o escambo; intensificou diversas campanhas militares.
III - Facilitou o ecumenismo entre as religiões reveladas cristãs, judaicas e islâmicas; valorizou as denominações religiões protestantes e hinduístas.
Assinale a alternativa em que todas as afirmações estejam corretas:
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005, p.21.
O texto de Le Goff se refere à queda do Império Romano especificamente, acentuando as invasões bárbaras ocorridas na Europa como vanguarda, o que levou, também, às grandes transformações nesta região geográfica. Posto isto, a queda do Império Romano se deu porque houve:
I) Enfraquecimento do Sistema Escravocrata. II) Desestruturação Militar. III) Desestruturação Militar a partir da intervenção da Igreja Católica. IV) As reformas dos bárbaros irmãos Graco. V) O domínio etrusco dos bárbaros.
As assertivas totalmente corretas são:
Do século XI d.C. - conquista de Jerusalém pelos turcos - ao século XII d.C. - a queda de São João D’Acre, última fortaleza cristã - na Baixa Idade Média, houve o fenômeno das Cruzadas. Um período marcante na História Europeia. A propagação das Cruzadas fora movida por inúmeras causas dentre as quais se destacam:
I) As pessoas mudavam para a cidade para fugir das obrigações feudais. As rotas marítimas alimentavam o comércio europeu de forma proativa. II) O encarecimento das mercadorias se tornou em fenômeno para a época. Com o crescimento urbano e comercial, o poder de administrar as cidades fora transferido dos bispos para os burgueses. III) As cidades já eram mais habitáveis do que a zona rural. 80% da população europeia vivia nas cidades. IV) As cidades passaram a ser governadas pelos camponeses.
As assertivas totalmente corretas são:
I) Os filósofos e pensadores, artistas, cientistas e escritores como: John Locke, René Descartes; Martinho Lutero; Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio; Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e Nicholas Kepler; e Erasmo de Roterdão ou Roterdã. II) Os filósofos e pensadores, artistas, cientistas e escritores como: Hegel, Heidegger e Sartre; John Owen; Asmus Jacob Carstens e Friedrich Carl Gröger; August Nathanael Grischow e Thomas Zebrowski; e Jean-Jacques Rousseau. III) O Humanismo, o Antropocentrismo, o Individualismo e a Liberdade, o Racionalismo, o Cientificismo, o Universalismo, a Antiguidade Clássica e o Renascimento na arte. A denúncia dos males reais, como a ingratidão, a hipocrisia e a intolerância. IV) O Marxismo, o Socialismo, o Existencialismo, o Empirismo, o Iluminismo, o Liberalismo. A crítica à idade das trevas, ou seja, à cultura da Idade Média.
As assertivas totalmente corretas são:
Dentre outros fatores, a Reforma Protestante foi uma reação contra:
I - A corrupção da Igreja Católica Apostólica Romana (venda de indulgências e simonia).
II - A intromissão da Igreja Ortodoxa Apostólica em assuntos políticos.
III - A intromissão da Igreja Católica Apostólica Romana em assuntos políticos.
IV - O excesso de poder do Papa Leão X.
V - O excesso de poder do Patriarca Ortodoxo Anastácia de Sirmio.
VI - A corrupção da Igreja Ortodoxa Apostólica (venda de indulgências e simonia).
A assertiva totalmente correta é:
De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol. [Gana] é a terra do ouro. (...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão (COSTA E SILVA, Alberto da, em Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 27.32).
Os textos acima levam à conclusão de que o Rei de Gana utilizava:
“Meu querido filho e imperador… Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua educação, e conte que o mundo o há de admirar… Eu me retiro para a Europa… Adeus, meu amado filho, receba a bênção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver”.
O conteúdo desta carta, acima, diz respeito à despedida de: