Questões de Concurso Público SES-PE 2022 para Residência Multiprofissional em Saúde - Fisioterapia

Foram encontradas 29 questões

Q2069623 Fisioterapia
O Fisioterapeuta tem deveres fundamentais, seguindo sua área e atribuição específicas.
Entre as alternativas a seguir, assinale a INCORRETA sobre esses deveres.
Alternativas
Q2069624 Fisioterapia
Segundo o Artigo 10 do código de ética profissional do fisioterapeuta, é proibido ao fisioterapeuta: 
I. Deixar de atender a convocação do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional a que pertencer ou do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. II. Usar da profissão para corromper a moral e os costumes, cometer ou favorecer contravenções e crimes, bem como adotar atos que caracterizem assédios moral ou sexual. III. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas e religiosas quando no exercício de suas funções profissionais. IV. Deixar de comunicar ao Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, recusa, demissão ou exoneração de cargo, função ou emprego, que foi motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses de sua profissão.
Analise as afirmativas I a IV, considerando-as verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2069625 Fisioterapia
Sobre a atuação e recursos disponíveis ao fisioterapeuta no manejo das condições apresentadas em cuidados paliativos, analise as afirmativas e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
I. Na dor: terapias manuais; eletroterapia; termoterapia; cinesioterapia e exercícios aeróbicos de baixa intensidade. II. Na dispneia: oxigenoterapia; exercícios de consciência respiratória; ventilação não invasiva e eletroestimulação de membros inferiores e abdome. III. Na depuração de muco: assistência à tosse; drenagem postural; higiene brônquica e aspiração de vias aéreas. IV. Na fadiga: técnicas de conservação de energia; exercícios ativos de membros; terapias manuais e prevenção de estressores físicos. V. No gerenciamento dos CP: instruir e capacitar cuidadores e equipe; gerenciar expectativa familiar frente ao cuidado e manejo e prevenção de lesões por pressão.
Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.
Alternativas
Q2069626 Fisioterapia
Sobre a abordagem fisioterapêutica na Hanseníase, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2069627 Fisioterapia
Um dos principais problemas de pacientes com doenças neuromusculares é a deficiência progressiva da função muscular inspiratória devido ao seu provável seguimento para falência respiratória, a qual é a mais importante causa de morte nesses pacientes.
Sobre o tratamento com treinamento muscular respiratório, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2069628 Fisioterapia
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a oxigenoterapia em situações agudas e crônicas.
Alternativas
Q2069629 Fisioterapia
A mensuração das Pressões Respiratórias Máximas apresenta como principal função a monitorização dos indivíduos em algumas situações, patológicas ou não.
Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa que apresenta indicação dessas mensurações.
Alternativas
Q2069630 Fisioterapia
A atelectasia é um grande desafio para a atuação do fisioterapeuta, ocorrendo por colapso de segmentos, lobos ou a totalidade do pulmão. Os fatores descritos a seguir podem contribuir para o aparecimento dessa patologia, EXCETO:
Alternativas
Q2069631 Fisioterapia
Sobre a fisioterapia respiratória realizada com função desobstrutiva, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2069632 Fisioterapia
Durante a anamnese, o paciente pode relatar diversos sinais e sintomas relacionados a queixas do sistema cardiopulmonar.
Sobre as definições e características desses sinais e sintomas, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2069633 Fisioterapia
Durante o período pós-operatório de cirurgia cardíaca, pode-se iniciar diversas formas de atuação da fisioterapia, visando tratar complicações decorrentes do processo cirúrgico.
Qual das alternativas a seguir NÃO faz parte da atuação da fisioterapia? 
Alternativas
Q2069634 Fisioterapia
Pacientes considerados em risco de falha de extubação podem se beneficiar do uso de ventilação não invasiva (VNI) imediato após extubação (uso profilático).
Qual tipo de situação NÃO se enquadra nesses critérios? 
Alternativas
Q2069635 Fisioterapia
A imobilização prolongada é a principal causa de fraqueza muscular em pacientes admitidos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A fisioterapia precoce tem importante papel na recuperação desses pacientes no pós-operatório de cirurgias abdominais. Dentre as principais metas para inicialização precoce que visam à funcionalidade, qual das alternativas NÃO se enquadra?
Alternativas
Q2069636 Fisioterapia
Ventilação Não Invasiva (VNI) utiliza uma pressão inspiratória para ventilar o paciente através de interface naso-facial (suporte inspiratório e ou Pressão de Suporte) e uma pressão positiva expiratória para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhorar a oxigenação (pressão expiratória positiva e ou pressão expiratória final positiva). No modo Pressão constante nas vias aéreas (CPAP), é administrado ao paciente através da interface naso-facial somente uma pressão expiratória final contínua nas vias aéreas, e a ventilação do paciente é feita de forma totalmente espontânea.
Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2069637 Fisioterapia
A capacidade funcional está relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo. Quando a pessoa idosa começa a desenvolver um declínio de sua capacidade funcional, ela tem prejuízos em suas atividades de vida diária, podendo apresentar dependência para uma ou mais atividades do cotidiano e pode comprometer, também, a sua autonomia.
Nesse contexto, analise as afirmativas e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
I. Independência e autonomia são termos frequentemente utilizados na área de envelhecimento. A autonomia relaciona-se com a habilidade de realizar, sem auxílio de outras pessoas, as atividades básicas de vida diária, sendo elas: (usar o telefone, fazer compras, preparar refeições, cuidar da casa, utilização de transportes, controle financeiro). II. Para avaliar a capacidade funcional do idoso, os profissionais da área da saúde utilizam ferramentas que auxiliam na identificação de possíveis perdas funcionais. São testes de rastreio cognitivo, rastreio para risco de depressão, testes de mobilidade e equilíbrio, escalas de avaliação de atividades básicas e instrumentais de vida diária, levantamento de dados nutricionais e de alimentação, queixas relacionadas à fala e comunicação, investigação de suporte familiar e social, entre outras. III. A avaliação da capacidade funcional permite atender as demandas específicas do indivíduo, norteando seu plano de cuidado, identificando riscos e prevenindo prejuízos na qualidade de vida do idoso. Essa prática requer um olhar interdisciplinar e exige do avaliador treinamento específico para o uso das ferramentas e interpretação dos resultados. 

Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.

Alternativas
Q2069639 Fisioterapia
A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais, e apesar dos diversos métodos de tratamento desta doença, o mais utilizado ainda é a hemodiálise (HD). Tanto a doença quanto o tratamento podem gerar um impacto negativo, repercutindo na redução da capacidade funcional, força muscular dos pacientes e na qualidade de vida dos doentes renais. Este impacto negativo sobre a saúde dos doentes renais leva a crer que eles possam desenvolver uma síndrome clínica chamada fragilidade.
Sobre a fragilidade e os instrumentos de avaliação, analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.
Alternativas
Q2069640 Fisioterapia

A Toxina Botulínica-A é usada em crianças, com idade entre 6 e 12 anos, pois a espasticidade parece ter um papel importante no desenvolvimento de deformidades e, por essa razão, é muito importante seu manejo durante a fase de crescimento de crianças com paralisia cerebral. Como parte do plano de tratamento que inclui a fisioterapia e o uso de órteses, com vistas à correção cirúrgica definitiva, qual parece ser a vantagem do uso da Toxina Botulínica-A para essas crianças?

Alternativas
Q2069641 Fisioterapia
Um paciente de 18 anos de idade foi acometido por um carcinoma que o levou a uma paraplegia torácica (T2 a T12). Sabendo-se que o paciente apresenta movimentos do membro superior preservados, variando graus de paralisia de tronco e paralisia total das pernas, assinale a alternativa que apresenta a atividade que o paciente NÃO conseguirá realizar.
Alternativas
Q2069642 Fisioterapia
Em virtude do panorama epidemiológico de ocorrência de osteoporose e a carga de morbidade e mortalidade indireta causada por ela na população, ações concretas da fisioterapia são visadas.
Qual das alternativas a seguir NÃO faz parte das ações visadas pela fisioterapia?
Alternativas
Q2069643 Fisioterapia
A osteoartrite é uma doença crônica, com alta prevalência em população em processo de envelhecimento crescente, com grande impacto clínico, funcional, psicológico e social.
Na abordagem fisioterapêutica, medidas de contenção dos determinantes pode produzir diminuição relevante de ocorrências futuras do problema, EXCETO
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: E
6: C
7: B
8: B
9: C
10: A
11: A
12: E
13: B
14: C
15: C
16: A
17: C
18: E
19: C
20: B