O livro Planejamento Social intencionalidade e instrumentação, de Myrian Veras Baptista, aborda a avaliação como um processo que está presente dialeticamente em todo o planejamento. Com base na obra, analise as seguintes afirmações:
I) A avaliação da eficácia incide diretamente sobre a ação desenvolvida, tendo o objetivo de reestruturar essa ação, para obter, ao menor custo e ao menor esforço, os melhores resultados.
II) A avaliação da efetividade diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto do planejado sobre a situação, à adequação dos objetivos definidos para o atendimento da problemática, objeto da intervenção, ou melhor, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.
III) No processo de avaliação, as mudanças nas situações trabalhadas sofrem a ação não apenas da indução decorrente de instrumentos mobilizados para realizá-las, mas também das forças internas das organizações e das determinações relacionadas às conjunturas históricas.
IV) A eficiência é analisada a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e do grau em que os mesmos foram alcançados.