Questões de Concurso Público MPE-ES 2013 para Agente de Promotoria – Secretaria

Foram encontradas 80 questões

Q332834 Português
Leia a charge para responder à questão.

Imagem 001.jpg

Tendo como referência a norma-padrão da língua portuguesa, a lacuna na fala da personagem deve ser preenchida com

Alternativas
Q332835 Português
Leia a charge para responder à questão.

Imagem 001.jpg

Imagem 002.jpg

No texto e na charge, está inscrita uma crítica

Alternativas
Q332836 Português
Nas palavras do mexicano Juan Pablo Villalobos, fica evidente que o Brasil é um país em que
Alternativas
Q332837 Português
Para responder às questões de números 04 e 05, considere a frase final do texto:

… esse cenário é “um espelho do que é o Brasil".

O termo espelho está empregado em sentido
Alternativas
Q332838 Português
Para responder às questões de números 04 e 05, considere a frase final do texto:

… esse cenário é “um espelho do que é o Brasil".

No trecho, usam-se as aspas para
Alternativas
Q332839 Português
Observe as passagens textuais:

Na Flip, como nas Copas por aqui… (3.º parágrafo)

Como lembrou outro dos convidados da festa literária… (4.º parágrafo)

Conforme o contexto em que estão empregados, os termos em destaque remetem, correta e respectivamente, ao sentido de
Alternativas
Q332840 Português
Considere o 2.º parágrafo do texto para responder às questões de números 07 e 08:

Poderia ter dito o mesmo sobre a plateia da Tenda dos Autores, para a qual ele e mais de 40 outros se apresentaram. A audiência do evento literário lembra muito a dos eventos Fifa: classe média alta.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está correta quanto à regência e ao uso ou não do acento indicativo da crase, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Alternativas
Q332841 Português
Considere o 2.º parágrafo do texto para responder às questões de números 07 e 08:

Poderia ter dito o mesmo sobre a plateia da Tenda dos Autores, para a qual ele e mais de 40 outros se apresentaram. A audiência do evento literário lembra muito a dos eventos Fifa: classe média alta.

Conforme os sentidos do texto, eliminando-se o sinal de dois-pontos, a frase final do parágrafo admite a seguinte redação:
Alternativas
Q332842 Português
Os termos “já" e “devido", em destaque, conforme o contexto em que estão empregados, expressam, correta e respectivamente, sentido de
Alternativas
Q332843 Português
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o tempo verbal composto em – havia se pronunciado – equivale a
Alternativas
Q332844 Português
Leia a charge.

Imagem 004.jpg

Na charge, o efeito de humor decorre de
Alternativas
Q332845 Português
No texto, a autora argumenta que, no Brasil,
Alternativas
Q332846 Português
Ao citar a experiência da Alemanha, a autora pretende
Alternativas
Q332847 Português
No trecho – … essa dificuldade já existe no Brasil mesmo com médicos e pacientes falando português… – (3.º parágrafo), o termo em destaque assume o sentido de
Alternativas
Q332848 Português
Considere o parágrafo final do texto:

Nada contra a vinda dos estrangeiros, desde que estejam aptos para o trabalho. Tenho dúvidas, porém, se três semanas de treinamento, como aventou o ministro, é tempo suficiente para isso.

Mantendo-se os sentidos originais, ele está corretamente reescrito de acordo com a norma-padrão em:
Alternativas
Q1653677 Legislação Estadual
Após cada decêndio ininterrupto de efetivo exercício prestado à administração direta, às autarquias e fundações do Estado do Espírito Santo, o servidor público em atividade terá direito a um adicional de assiduidade, em caráter permanente, a um percentual sobre o vencimento básico do cargo, respeitado o limite estabelecido em lei, correspondente a
Alternativas
Q1654256 Legislação Estadual
De acordo com a lei que disciplina a matéria, no Estado do Espírito Santo, a reinvestidura do servidor público estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão, por decisão administrativa ou judicial, transitada em julgado, com pleno ressarcimento dos vencimentos, direitos e vantagens permanentes, denomina-se
Alternativas
Q1654674 Legislação do Ministério Público
Segundo a lei que regulamenta os planos de carreiras dos servidores administrativos do Ministério Público do Espírito Santo, o grupo operacional administrativo é formado pelas carreiras e cargos que especifica. A Carreira Técnica Operacional inclui os cargos de Agente de
Alternativas
Q1654682 Direito Financeiro
Dentre outras hipóteses previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, compreende-se como renúncia de receita
Alternativas
Q1655444 Português

    É, suponho que é em mim, como um dos representantes de nós, que devo procurar por que está doendo a morte de um facínora. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. Perguntei a minha cozinheira o que pensava sobre o assunto. Vi no seu rosto a pequena convulsão de um conflito, o mal-estar de não entender o que se sente, o de precisar trair sensações contraditórias por não saber como harmonizá-las. Fatos irredutíveis, mas revolta irredutível também, a violenta compaixão da revolta. Sentir-se dividido na própria perplexidade diante de não poder esquecer que Mineirinho era perigoso e já matara demais; e no entanto nós o queríamos vivo. A cozinheira se fechou um pouco, vendo-me talvez como a justiça que se vinga. Com alguma raiva de mim, que estava mexendo na sua alma, respondeu fria: “O que eu sinto não serve para se dizer. Quem não sabe que Mineirinho era criminoso? Mas tenho certeza de que ele se salvou e já entrou no Céu”. Respondi-lhe que “mais do que muita gente que não matou”.

    Por quê? No entanto a primeira lei, a que protege corpo e vida insubstituíveis, é a de que não matarás. Ela é a minha maior garantia: assim não me matam, porque eu não quero morrer, e assim não me deixam matar, porque ter matado será a escuridão para mim.

    Esta é a lei. Mas há alguma coisa que, se me fez ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina – porque eu sou o outro. Porque eu quero ser o outro.

    Essa justiça que vela meu sono, eu a repudio, humilhada por precisar dela. Enquanto isso durmo e falsamente me salvo. Nós, os sonsos essenciais.

    Até que treze tiros nos acordem, e com horror digo tarde demais – vinte e oito anos depois que Mineirinho nasceu – que ao homem acuado, que a esse não nos matem. Porque sei que ele é o meu erro. E de uma vida inteira, por Deus, o que se salva às vezes é apenas o erro, e eu sei que não nos salvaremos enquanto nosso erro não nos for precioso. Meu erro é o meu espelho, onde vejo o que em silêncio eu fiz de um homem. Meu erro é o modo como vi a vida se abrir na sua carne e me espantei, e vi a matéria de vida, placenta e sangue, a lama viva.

    Em Mineirinho se rebentou o meu modo de viver. Como não amá-lo, se ele viveu até o décimo terceiro tiro o que eu dormia? Sua assustada violência. Sua violência inocente – não nas consequências, mas em si inocente como a de um filho de quem o pai não tomou conta.

(Clarice Lispector, Para não esquecer. Adaptado)

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão


Comparando as informações do texto de Clarice Lispector com o cartaz do filme, entende-se que, no imaginário social, Mineirinho era considerado um

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: C
6: B
7: E
8: B
9: D
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: A
16: A
17: A
18: C
19: D
20: D