O plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia), el...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Plano SALTE (iniciais de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi um plano econômico lançado pelo governo brasileiro de Eurico Gaspar Dutra. O objetivo do SALTE era estimular e melhorar o desenvolvimento de setores de saúde, alimentação, transporte e energia por todo o Brasil, assim ajudando e melhorando as condições de vida da população brasileira, que mais tarde agradeceu pelo conveniente. ( eis as siglas que deram origem ao plano).
Foi apresentado ao Congresso por mensagem presidencial em maio de 1947 e os recursos para sua execução viram de empréstimos externos e da receita federal. Acabou sendo abandonado em 1951 por não terem sido alcançados os objetivos pretendidos.
Fonte: WIKIPEDIA
O que a CF de 88 fez foi apenas transformar o município no 3º ente da federação.
Mas já existia o nível municipal.
PLANO SALTE
PERÍODO PREVISTO : 1950 a 1954
Implantado no governo Dutra sob influência de técnicos do DASP, que convenceram o então presidente da república das vantagens do mesmo, uma vez que ele não era simpático à idéia.
Foi a primeira experiência de planejamento no Brasil implementada sob um regime democrático. A discussão no Congresso Nacional sobre o PLANO SALTE Elegia quatro setores como prioritários para os investimentos governamentais: saúde, alimentação, transporte e energia (daí a sigla SALTE, formada pelas iniciais destas palavras).
Pela primeira vez nota-se a preocupação com a coordenação das ações por parte das diferentes esferas de governo:
O Poder Executivo promoverá entendimentos e firmará acordos com os governos estaduais e municipais, as autarquias, as sociedades de economia mista e entidades privadas, no sentido de coordenar as atividades relacionadas com os programas de trabalho deste Plano.
O PLANO SALTE também redundou em fracasso. Podemos apontar como causas do insucesso do plano: defasagem entre os recursos previstos e os aplicados, falta de controle e excessiva centralização de poderes da presidência. Esvaziado a partir de 1953, se manteve de forma precária até 1954.
Fonte: http://www.angelfire.com/ar/rosa01/page19.html
caramba! estudei adm pública e nunca ouvi falar disso. =/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo