Lucianno é professor monitor de creche. Ele percebeu que um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747655 Pedagogia
Lucianno é professor monitor de creche. Ele percebeu que um aluno novo na creche, mesmo após um mês de ingresso na instituição, ainda chorava muito. A respeito do acolhimento das famílias e das crianças na instituição, ele leu no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (vol. 1) que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Agora, vamos entender por que essa é a escolha certa e analisar as alternativas incorretas.

O tema da questão envolve o acolhimento das crianças e suas famílias na educação infantil, conforme orientado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esse é um processo fundamental que visa garantir a adaptação tranquila e o bem-estar das crianças no ambiente escolar.

Alternativa A: "é recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada."

Essa é a alternativa correta. Um dos princípios importantes no acolhimento de crianças na educação infantil é a individualização do atendimento. Receber poucas crianças por vez permite que os professores e monitores possam dedicar mais tempo e atenção a cada criança, facilitando a adaptação e proporcionando um ambiente acolhedor e seguro.

Alternativa B: "deve-se evitar a permanência, na instituição, de objetos que atrapalhem o processo de transição, como chupeta, mordedor, brinquedos, etc."

Essa alternativa é incorreta. Na verdade, objetos familiares como chupetas, mordedores e brinquedos podem ajudar a criança a se sentir mais segura e confortável durante o período de adaptação. Eles representam uma ligação com a casa e os pais, ajudando a amenizar a ansiedade da transição.

Alternativa C: "a escola e a família devem estimular a autonomia da criança, não cedendo a chantagens dos choros e birras nos primeiros dias de aula."

Essa alternativa também está incorreta. Embora seja importante promover a autonomia, o período de adaptação exige empatia e compreensão dos educadores e dos pais. Ignorar os sentimentos da criança ou considerar o choro como chantagem pode afetar negativamente a adaptação e gerar mais ansiedade.

Alternativa D: "deve-se compreender que o choro é inevitável e que a criança acabará se acostumando à nova situação, vencida pelo esgotamento físico."

Essa alternativa é inadequada e incorreta. O choro é uma forma de comunicação da criança e não deve ser ignorado ou visto como um obstáculo que será superado pelo cansaço. O acolhimento deve ser feito de forma que a criança se sinta ouvida e acolhida, e que suas necessidades sejam atendidas.

Alternativa E: "no período de adaptação, é recomendável não pegar a criança no colo, nem permitir que os pais permaneçam no ambiente da escola."

Esta alternativa está errada. Durante o período de adaptação, é essencial criar um ambiente acolhedor e de confiança. Pegar a criança no colo e permitir que os pais permaneçam na escola inicialmente pode ajudar a criança a se sentir segura e gradualmente se acostumar ao novo ambiente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA A

No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber, e principalmente tranquilizar os pais. A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que ele usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a que ele está acostumado, ajudará neste processo. Pode-se mesmo solicitar que a mãe ou responsável pela criança venha, alguns dias antes, ajudar a preparar o berço de seu bebê.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo