Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564138 Direito Administrativo
Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab B

A) A ação disciplinar prescreverá em cinco anos quanto às infrações puníveis com demissão, suspensão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

B) O prazo de prescrição da ação disciplinar começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido pela autoridade competente para a instauração do procedimento administrativo cabível, e não da ciência da infração por qualquer servidor público.

Art 120 § 1   O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

C) A penalidade de cassação de aposentadoria ou disponibilidade é incompatível com o caráter contributivo e solidário do regime próprio de previdência dos servidores públicos, motivo pelo qual é inconstitucional sua aplicação aos servidores públicos.

Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão. 

D) A autoridade administrativa deverá aplicar a pena de demissão ao servidor público pela prática de ato de improbidade administrativa, desde que haja prévia condenação judicial nesse sentido.

Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

E) No caso da pensão por morte, a habilitação posterior que importe em inclusão de dependente produzirá efeito retroativo à data do óbito do servidor.

Art 219 § 1º A concessão da pensão por morte não será protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente e a habilitação posterior que importe em exclusão ou inclusão de dependente só produzirá efeito a partir da data da publicação da portaria de concessão da pensão ao dependente habilitado.  

SÚMULA N. 635/STJ

Os prazos prescricionais previstos no art. 142 da Lei n. 8.112/1990 iniciam-se na data em que a autoridade competente para a abertura do procedimento administrativo toma conhecimento do fato, interrompem-se com o primeiro ato de instauração válido – sindicância de caráter punitivo ou processo disciplinar – e voltam a fluir por inteiro, após decorridos 140 dias desde a interrupção.

ADENDO

Prescrição

Do direito de petição (requerer aos poderes públicos):

I - 5 anos ⇒ relacionado à demissãocassação de aposentadoria ou disponibilidade;

II- 120 dias ⇒ demais casos

Prescrição

 Ação disciplinar:

I - 5 anos ⇒ demissãocassação de aposentadoria ou disponibilidade destituição de cargo em comissão;

II - 2 anos ⇒  suspensão;

III - 180 dias ⇒ advertência.

  •  O prazo começa da data em que o fato se tornou conhecido pela autoridade competente.
  • Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.
  •  A abertura de sindicância ou a instauração de PAD interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

Cancelamento do registro no assentamento funcional

i- advertência ⇒  após 3 anos efetivo exercício;

ii- suspensão ⇒ após 5 anos efetivo exercício

CUIDADO MEUS NOBRES!!!!!

Súmula 635-STJ: Os prazos prescricionais previstos no artigo 142 da Lei 8.112/90 iniciam-se na data em que a autoridade competente para a abertura do procedimento administrativo tomar conhecimento do fato, interrompendo-se com o primeiro ato de instauração válido, sindicância de caráter punitivo ou processo disciplinar, e volta a fluir por inteiro após decorridos 140 dias desde a interrupção.

Olá amigos do QC

GABARITO LETRA B

--------------------------

Em relação à LETRA E - ERRADA outra justificativa que corrobora a assertiva INCORRETA, além da independência das esferas é a SÚMULA 651 do STJ.

SÚMULA 651 do STJ: Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública. 

Fonte: Professor Herbert Almeida - Estratégia Concursos



Somos mais fortes do que imaginamos! Sigamos em frente. apesar de todas as dificuldades!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo