O processo administrativo fiscal, na esfera federal, permite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2510959 Direito Tributário
O processo administrativo fiscal, na esfera federal, permite que o contribuinte questione a exigência de créditos tributários da União.
Acerca das normas que regem a matéria, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Não cabe recurso de ofício contra decisão de primeira instância que exonerou o sujeito passivo do pagamento de tributos ou multa, independentemente do montante exonerado.
( ) O procedimento fiscal pode ter início com a apreensão de mercadorias ou no começo do despacho aduaneiro de importação.
( ) As diligências solicitadas pelo sujeito passivo, no curso do processo administrativo, poderão ser indeferidas, caso consideradas prescindíveis ou desnecessárias pelos julgadores.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 34. A autoridade de primeira instância recorrerá de ofício sempre que a decisão:       

I - exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo e encargos de multa de valor total (lançamento principal e decorrentes) a ser fixado em ato do Ministro de Estado da Fazenda.

F - V - V

Gabarito Letra C

Art. 34. A autoridade de primeira instância recorrerá de ofício sempre que a decisão:       

I - exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo e encargos de multa de valor total (lançamento principal e decorrentes) a ser fixado em ato do Ministro de Estado da Fazenda.     

II - deixar de aplicar pena de perda de mercadorias ou outros bens cominada à infração denunciada na formalização da exigência.

§ 1º O recurso será interposto mediante declaração na própria decisão.

§ 2° Não sendo interposto o recurso, o servidor que verificar o fato representará à autoridade julgadora, por intermédio de seu chefe imediato, no sentido de que seja observada aquela formalidade.

Art. 7º O procedimento fiscal tem início com: 

I - o primeiro ato de ofício, escrito, praticado por servidor competente, cientificado o sujeito passivo da obrigação tributária ou seu preposto;

II - a apreensão de mercadorias, documentos ou livros;

III - o começo de despacho aduaneiro de mercadoria importada.

Art. 16. A impugnação mencionará:

IV - as diligências, ou perícias que o impugnante pretenda sejam efetuadas, expostos os motivos que as justifiquem, com a formulação dos quesitos referentes aos exames desejados, assim como, no caso de perícia, o nome, o endereço e a qualificação profissional do seu perito. 

O procedimento fiscal pode, de fato, ter início em diferentes momentos. No contexto da fiscalização aduaneira, ele pode começar:

1. **Com a apreensão de mercadorias**: Isso ocorre quando as autoridades fiscais ou aduaneiras identificam alguma irregularidade ou suspeita em relação a mercadorias que estão sendo transportadas ou comercializadas. A apreensão pode ocorrer, por exemplo, em operações de fiscalização, seja em trânsito, seja em locais de armazenagem.

2. **No início do despacho aduaneiro de importação**: O despacho aduaneiro de importação é o procedimento administrativo que verifica a conformidade dos bens importados com a legislação vigente. Durante esse processo, a Receita Federal ou outros órgãos intervenientes podem identificar irregularidades ou inconsistências na documentação ou nas mercadorias, dando início a uma fiscalização mais aprofundada.

Em ambos os casos, as autoridades estão verificando se há conformidade com as normas tributárias e aduaneiras. Caso sejam identificadas irregularidades, podem ser aplicadas penalidades, como multas, apreensão definitiva das mercadorias, ou, em alguns casos, o início de um processo administrativo de cobrança tributária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo