Sobre as penas restritivas de direitos, assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104460 Direito Penal
Sobre as penas restritivas de direitos, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As penas restritivas de direitos são: Prestação pecuniária, Perda de bens e valores, Prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, Interdição temporária de direitos, Limitação de fim de semana. 

A perda de bens e valores é uma sanção legal que transfere a propriedade de bens do patrimônio lícito do condenado para o Estado. É também conhecida como confisco ou perdimento.

No que a B está errada?

Perda de bens e valores consta como RDD. Mas não sabia q incide no patrimônio lícito, alguém confirma isso?

GABARITO: LETRA C

Comentários das alternativas:

A) INCORRETA -  Art. 44. As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade (...)

- Não são principais, sendo inclusive chamadas "alternativas".

B) INCORRETA - Art. 43. As penas restritivas de direitos são: I - prestação pecuniária; II - perda de bens e valores; III - limitação de fim de semana; IV - prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V - interdição temporária de direitos; VI - limitação de fim de semana.

- Não tem previsão expressa de pena pecuniária para além da pena de prestação pecuniária. Acredito que essa última expressão da alternativa se refira à multa, que não consta do rol como restritiva de direito, tampouco se confunde com a pena de prestação pecuniária por terem finalidades e destinação diversas.

Inclusive:

Art. 32 - As penas são:  

I - privativas de liberdade;

II - restritivas de direitos;

III - de multa. (também chamada pecuniária)

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

C) CORRETAArt. 45 (...) § 3o A perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-á, ressalvada a legislação especial, em favor do Fundo Penitenciário Nacional, e seu valor terá como teto – o que for maior – o montante do prejuízo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqüência da prática do crime

- Pela letra da lei não há necessária correspondência entre a ilicitude do bem e a perda de bens e valores, inclusive podendo ser baseada no prejuízo causado, o que pressupõe que pode abranger valores lícitos, desde que em valor correspondente ao prejuízo.

D) INCORRETA -  Art. 46. A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas é aplicável às condenações superiores a seis meses de privação da liberdade.

A pena pecuniária não é uma PRD, mas principal, são as multas! A PRD é a de prestação pecuniária...

A perda de bens e valores pode atingir tanto o patrimônio lícito como ilícito do agente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo