Analise a seguinte narrativa hipotética: O Estado de Santa C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800713 Direito Tributário
Analise a seguinte narrativa hipotética: O Estado de Santa Catarina propôs, no ano 2.000, execução fiscal para obter o pagamento de R$ 12.500,00, à época, contra Damasceno, residente em Poço Azedo, que foi citado em 12 de maio daquele ano. Em seguida, o Estado pediu a penhora de bens do executado, mas, sem descobrir a existência de qualquer bem penhorável, pediu a suspensão e o "arquivamento administrativo" do processo em julho de 2.000, o que foi deferido pelo Juiz condutor do feito. Em dezembro de 2015, o Estado peticionou pedindo o prosseguimento do feito, com novas tentativas de penhora.
Considerando a situação exposta, bem como as regras processuais previstas na legislação pertinente, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

art. 921, III e §4 do cpc.

Processo ficar susopenso por longo tempo.

Por que o juiz pode declarar a prescrição intercorrente de ofício?

O juiz tem o dever de zelar pela rápida solução do processo, garantindo a efetividade da tutela jurisdicional. Ao constatar que o processo está parado há muito tempo, sem que haja justificativa plausível para tal demora, o juiz pode, de forma ativa, declarar a ocorrência da prescrição intercorrente.

Quando o juiz pode declarar a prescrição intercorrente de ofício?

O juiz pode declarar a prescrição intercorrente de ofício quando:

  • Há inércia prolongada do autor: O processo está parado há um período superior ao prazo legal para a prescrição intercorrente. art, 921 §4 cpc.
  • Não há justificativa para a demora: Não há motivo válido para a demora na tramitação do processo.
  • O autor não demonstra interesse em dar andamento ao processo: O autor não pratica os atos processuais necessários para o andamento do processo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo