O orçamento público, um instrumento fundamental de governo, ...
Os princípios orçamentários constituem as regras básicas a serem seguidas por todo orçamento público e se destinam a padronizar e garantir que o dinheiro público seja usado de maneira correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Válidos para todos os Poderes e para todos os entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina.
Nesse sentido, integram este Manual Técnico de Orçamento princípios orçamentários cuja existência e aplicação decorrem de normas jurídicas.
Já a segunda parte da assertiva gerou dúvida semântica pela existência do trecho “se destinam a padronizar e garantir".
Perceba que, da forma como escrita, a assertiva traz a utilização correta do dinheiro público como finalidade da aplicação dos princípios e não como único resultado.
De maneira bem simples: os princípios orçamentários se destinam a (tem como finalidade) garantir que o dinheiro público seja usado de maneira correta? Sim.
Eles efetivamente garantem que isso ocorra? Não.
Sendo assim, ainda que objeto de controvérsia entre os candidatos, a assertiva está correta.
Gabarito do Professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para todos os Poderes e para todos os entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina.
Fonte: Manual Técnico de Orçamento
esse "garantir" foi dose! não tem como os princípios garantirem que o dinheiro público será aplicado de maneira correta! qual foi a fonte?
Eu me lembrei do princípio da exclusividade, o qual cita que a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação de despesa.
Debcont*, observe que o enunciado da questão não diz que os princípios garantem, e sim que eles visam garantir. A diferença é sutil, mas é o que faz com que o item fique correto.
é muito diferente dizer que os princípios constituem regras básicas do que dizer que os princípios visam estabelecer regras básicas. na verdade os princípios são normas diferentes das regras. difícil...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo