Quanto ao Presidente da República, é correto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: PGE-SC Prova: FEPESE - 2018 - PGE-SC - Procurador do Estado |
Q950167 Direito Constitucional
Quanto ao Presidente da República, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da literalidade de disposições constitucionais sobre o Poder Executivo, especificamente a temática do Presidente da República. Assim, verifica-se a grande importância da leitura da CRFB, de forma a evitar dúvidas ou confusões por conta de alterações redacionais efetuadas pela banca examinadora.

Passemos a analisar as alternativas.

A alternativa "A" está incorreta, pois a nomeação e exoneração de Ministros de Estado é uma prerrogativa presidencial exercida sem ingerência de outros Poderes. O artigo 76 da CRFB aduz que o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Ademais, o artigo 84, I, da CRFB menciona que compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado.

A alternativa "B" está correta, pois se coaduna ao disposto no artigo 80 da CRFB, que aduz que em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

A alternativa "C" está incorreta, pois o artigo 86, §4º, da CRFB aduz que o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. O equívoco do item em análise está em dizer que o Presidente poderia ser responsabilizado.

A alternativa "D" está incorreta, pois o artigo 83 da CRFB menciona que o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. O equívoco do item em análise está em mencionar que o prazo seria de 24 horas, o que praticamente inviabilizaria o exercício de funções internacionais do Presidente.

A alternativa "E" está incorreta, pois o artigo 86, §1º, da CRFB menciona que o Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

Logo, o item em análise está equivocado pelo fato de que a suspensão, nos crimes de responsabilidade, ocorrerá após a instauração do processo pelo Senado Federal, e não pela admissão. Ademais, é a Câmara dos Deputados que fará o juízo de admissibilidade da acusação de crime comum ou de responsabilidade.

Gabarito: Letra "B".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ERRADO: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado c/c Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;

 

b) CERTO: Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal;

 

c) ERRADO: § 4º O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

 

d) ERRADO: Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo;

 

e) ERRADO: § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

 

Fonte: CFRB/88

 

Bons estudos!!

 

 

Apenas para ficar mais claro o erro da alternativa E:

" 5) O recebimento da denúncia no processo de “impeachment” ocorre apenas após a decisão do Plenário do Senado Federal. Assim, a Câmara dos Deputados somente atua no âmbito pré- processual, não valendo a sua autorização como um recebimento da denúncia, em sentido técnico. Compete ao Senado decidir se deve receber ou não a denúncia cujo prosseguimento foi autorizado pela Câmara. O Senado não está vinculado à decisão da Câmara.

6) A decisão do Senado que delibera se instaura ou não o processo se dá pelo voto da maioria simples, presente a maioria absoluta de seus membros. "

STF. Plenário. ADPF 378/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 16, 17 e 18/12/2015 (Info 812)


Fonte: Dizer o Direito


gabarito: B


e) errada

Art. 86 (CF/88). Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

Sou só eu que achei ou essa prova da PGE-SC não condiz com o nível do cargo de Procurador do Estado? Não quero ofender ninguém que está no início dos estudos, mas a maioria das questões estavam em um nível de dificuldade baixíssimo, muito menor do que o exigido para outros cargos de remuneração menor.

O que seria esses atos estranhos?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo