Com relação ao gerenciamento de serviços e às práticas adequ...
A alteração da versão de um sistema operacional deve ser analisada pela gerência de releases, visto que esta é área responsável por verificar se métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos entender melhor o motivo pelo qual a alternativa "C" é a correta.
O tema da questão aborda o gerenciamento de versões de sistemas operacionais no contexto de gerenciamento de serviços de TI. Especificamente, a questão relaciona esse gerenciamento à área de releases.
No contexto de gerenciamento de serviços de TI, conforme as melhores práticas sugeridas pelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library), a gestão de releases é crucial para garantir que os métodos e procedimentos padronizados sejam seguidos.
A gerência de releases (ou Release Management) é responsável por planejar, agendar e controlar a movimentação de releases para ambientes de teste e produção. O objetivo é garantir que a integridade do ambiente de produção seja protegida e que os componentes corretos sejam liberados.
Quando falamos da alteração da versão de um sistema operacional, estamos nos referindo a uma atividade que pode ter um impacto significativo na infraestrutura de TI. Isso envolve não apenas a atualização técnica do software, mas também a verificação de compatibilidade com outros sistemas, a preparação para possíveis impactos no desempenho e a garantia de que todos os procedimentos de segurança e compliance sejam seguidos.
Portanto, a gerência de releases é a área que deve analisar e gerenciar essas alterações para assegurar que os métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados de forma eficaz.
Justificativa:
A alternativa "C" está correta porque a alteração da versão de um sistema operacional é exatamente o tipo de alteração que deve ser gerenciada pela gerência de releases. Essa área é responsável por garantir que as atualizações sejam implementadas de maneira controlada e planejada, minimizando riscos e assegurando a continuidade do serviço.
As alternativas incorretas não foram apresentadas na questão, mas podemos inferir que qualquer outra área mencionada, como por exemplo, gerência de infraestrutura ou gerência de mudanças, não teria a responsabilidade direta pela análise de releases de sistemas operacionais. Essas áreas podem estar envolvidas no processo, mas não são as principais responsáveis pela padronização e controle das versões liberadas.
Espero que esta explicação tenha clarificado o conceito e a razão pela qual a alternativa C - certo é a correta.
Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais detalhes, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
essa gerência de releases está no ITIL?
2. Release Package: Um conjunto de release units - Imagine como se fosse um Service Pack do Windows com várias atualizações.
Sei lá, não concondei muito com a resposta. Na minha opinião o processo Planejamento e Suporte da Transição (da fase de Transição) tem mais a ver com essa padronização.
Busquei mais sobre o assunto, vejam só o que diz o guia oficial do ITIL v3 sobre os objetvos do processo Planejamento e Suporte da transição:
"Ensure that all parties adopt the common framework of standard re-usable processes and supporting systems in order to improve the effectiveness and efficiency of the integrated planning and coordination activities." (Guia Oficial ITIL v3, Service transition)
OBS: Pelo visto o CESPE cobrou ITIL v2, onde existia um processo chamado Release Management (https://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo