Diz o art. 165, §8 da CF/88: “Alei orçamentária anual não co...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Passemos à análise das alternativas:
A) ERRADO. Não se trata exatamente de um princípio do orçamento público. Segundo o art. 1º, § 1º, da LRF: “A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar".
B) ERRADO. O princípio da unidade é aquele que determina que somente um orçamento deve existir para determinado exercício financeiro para cada ente.
C) CORRETO. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa.
D) ERRADO. Não se trata de um princípio do orçamento público.
E) ERRADO. O princípio do equilíbrio orçamentário é aquele pelo qual busca-se assegurar que as despesas autorizadas na lei orçamentária não sejam superiores à previsão das receitas.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: Letra "C".
- Princípio da responsabilidade na gestão fiscal: Devem ser instituídos, previstos e efetivamente arrecadados de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
- Princípio da unidade: Para cada ente federado deverá existir apenas um orçamento por exercício financeiro.
- Princípio da exclusividade: A lei orçamentária não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação das despesas, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
- Princípio da legitimidade orçamentária: A fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo controle interno de cada Poder.
- Princípio do equilíbrio orçamentário: Deve-se assegurar as melhores práticas na gestão do orçamento público, adotando-se ações planejadas e transparentes, em que se previnem os riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.
GABARITO LETRA C - CORRETA
Fonte: CF88
CF. Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
"Princípio da Exclusividade. A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira, ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa".
Retirado do Curso Ativa Aprendizagem, EBQ Procuradorias (estudo baseado em questões), Rodada 02 de Direito Financeiro, Princípios Orçamentários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo