Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
A questão em questão mistura conceitos de diferentes teorias e suas correspondentes linhagens teóricas. É importante diferenciar o condicionamento clássico do condicionamento operante, bem como entender em que consiste a abordagem cognitivista.
O condicionamento clássico está, de fato, associado a Ivan Pavlov, um cientista russo que realizou experimentos com cães, demonstrando como um estímulo neutro (como o som de um sino) poderia, após ser repetidamente associado a um estímulo incondicionado (como comida), evocar uma resposta condicionada (salivação do cão). John B. Watson e Edward Lee Thorndike também contribuíram para o desenvolvimento do behaviorismo, porém Thorndike é mais conhecido por sua Lei do Efeito, que se aproxima mais do condicionamento operante. Guthrie desenvolveu sua própria teoria da aprendizagem, que se distingue tanto do condicionamento clássico quanto do operante.
Por outro lado, o condicionamento operante foi sistematizado por B.F. Skinner, e está centrado na ideia de que as consequências do comportamento (reforços e punições) determinam a frequência com que esse comportamento será repetido no futuro.
Quando falamos em abordagem cognitivista, nos referimos a uma perspectiva que enfatiza o processamento da informação e as estruturas mentais internas. Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos mais importantes teóricos cognitivistas, e suas teorias focam muito mais nos processos mentais do que nos comportamentos observáveis.
A abordagem cognitivista não se originou a partir dos experimentos com animais em laboratório, mas sim a partir de uma crítica às limitações do behaviorismo e um interesse em compreender os processos de pensamento subjacentes à aprendizagem. Portanto, a afirmação da questão é incorreta, pois coloca erroneamente a corrente cognitivista como uma extensão direta das pesquisas com condicionamento animal, quando, na verdade, a cognitivista diverge significativamente desta em seus fundamentos e desenvolvimentos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos em laboratórios influenciaram inicialmente o modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thorndike, Watson e Guthrie) e, posteriormente, o modelo de condicionamento operante (com Skinner).
O único erro da questão é ter trocado o termo comportamentalista por cognitivista.
Aqui tem uma tabela que ajuda muito ao estudar este assunto: http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/2014/01/20/origem-aprendizagem/
Na corrente cognitiva não, e sim na comportamentalista.
http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/origem-aprendizagem/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo