No que diz respeito às fontes do direito, às normas jurídica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3258188 Direito Civil
No que diz respeito às fontes do direito, às normas jurídicas e às disposições da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), julgue o item a seguir. 

Segundo a LINDB, a repristinação tácita é a regra no ordenamento jurídico pátrio.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Repristinação é um instituto pelo qual uma lei volta a vigorar após a revogação da lei que a revogou. No ordenamento jurídico brasileiro, só existe a repristinação expressa, ou seja, prevista em lei.

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: Art. 2º, § 3º Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.

Já o efeito repristinatório ocorre no controle de constitucionalidade e decorre da declaração de inconstitucionalidade de uma lei que tenha revogado outra, restaurando a norma revogada.

Fonte: resumos e comentário do QC

MEUS AMIGOS,

DIZER QUE EXISTE REPRISTINAÇÃO TÁCITA É UM SACRILÉGIO. SÓ HAVERÁ REPRISTINAÇÃO SE HOUVER DISPOSIÇÃO EXPRESSA NA NORMA REVOGADORA.

AGORA, PARA FAZER AQUELE "AJUSTE FINO"...

COMO ENSINA O MAGISTRAL PROFESSOR CARLOS ELIAS, TEMOS HIPÓTESES DE EFEITO REPRISTINATÓRIO (A LEI VOLTA A VIGER AUTOMÁTICAMENTE, NÃO SENDO EXCESSÕES PROPRIAMENTE DITAS A REPRISTINAÇÃO):

1) INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE DA LEI DECLARADA EM CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE;

2) PERDA DA EFICÁCIA DA MEDIDA PROVISÓRIA.

ALGUNS ACRESCENTAM OUTRAS HIPÓTESES COMO REVOGAÇÃO DE TRATADO INTERNACIONAL.

LEMBRE-SE, SOBRETUDO NAS PROVAS ORAIS, DE DESTINGUIR REPRISTINAÇÃO DE EFEITO REPRISTINATÓRIO.

ERRADO

A represtinação é , na verdade, a exceção.

LINDB, Art. 2º, (..) § 3º Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.

Ademais , a represtinação há de ser expressa

----------------

NÃO CONFUNDIR COM EFEITO REPRESTINATÓRIO:

repristinação é um conceito jurídico que se refere ao restabelecimento de uma norma que foi anteriormente revogada por outra norma subsequente, mas que não acontece automaticamente

efeito repristinatório, por sua vez, está relacionado à declaração de inconstitucionalidade de normas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Diferente da repristinação, que ocorre no âmbito do direito civil, o efeito repristinatório é mais comum no contexto do direito constitucional.

Quando o STF declara uma norma inconstitucional, isso pode levar à restauração da norma que foi revogada por essa norma inconstitucional. Este processo ocorre porque a norma declarada inconstitucional é considerada nula desde sua origem, o que significa que ela nunca deveria ter produzido efeitos no mundo jurídico.

ERRADO

Repristinação é um instituto pelo qual uma lei volta a vigorar após a revogação da lei que a revogou. No ordenamento jurídico brasileiro, só existe a repristinação expressa, ou seja, prevista em lei.Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: Art. 2º, § 3º Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.Já o efeito repristinatório ocorre no controle de constitucionalidade e decorre da declaração de inconstitucionalidade de uma lei que tenha revogado outra, restaurando a norma revogada.Fonte: resumos e comentário do QC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo