Em virtude da seca que assola o país, considere a hipótese e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q476015 Direito Penal
Em virtude da seca que assola o país, considere a hipótese em que seja promulgada uma Lei Federal ordinária que estabeleça como crime o desperdício doloso ou culposo de água tratada, no período compreendido entre 01 de novembro de 2014 e 01 de março de 2015. Em virtude do encerramento da estiagem e volta à normalidade, não houve necessidade de edição de nova lei ou alteração no prazo estabelecido na citada legislação. Nessa hipótese, o indivíduo A que em 02 de março de 2015 estiver sendo acusado em um processo criminal por ter praticado o referido crime de “desperdício de água tratada”, durante o período de vigência da lei,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A situação hipotética narrada trata notadamente de leis excepcionais ou temporárias, cuja previsão legal encontra-se no artigo 3º, do Código Penal. Com efeito, a referida lei, pelo fato de viger por período determinado, tem a natureza de lei temporária. De acordo com o dispositivo legal citado: "A lei  excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência". O instituto da lei temporária é aplicável em situações anômalas que justificam a sua ultratividade, pois visam justamente resguardar os fatos ocorridos em uma circunstância extraordinária, configurando uma exceção ao princípio da retroatividade da lei mais favorável ao réu, que voltou a viger ao tempo em que o réu estava respondendo pelo crime tipificado pela lei temporária. Tendo em vista esses elementos doutrinários relativos à ultratividade das leis temporárias, há de se considerar como correta a assertiva contida no item (A) da questão. 
Gabarito do professor: (A)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. 

É a boa e velha lei TEMPORÁRIA...
Esta é aquela que vem com "prazo de validade". Já a lei EXCEPCIONAL, se dá enquanto estiver vigente algum determinado fato ensejador dessa lei, não havendo prazo previamente delimitado.
No caso em questão, a lei seria a TEMPORÁRIA.
Espero ter contribuído!

ultratividade da lei

GABARITO: A
Trata-se de uma lei temporária, uma vez que possui vigência determinada, e sendo assim, é aplicável a ULTRATIVIDADE, que nada mais é que a aplicação da lei mesmo que encerrada a sua vigência.

Bons estudos!

Gabarito letra (A).

   Nesse caso, ocorre o fenômeno da ULTRATIVIDADE. Quando se diz que uma lei penal é dotada de ultratividade, quer se afirmar que ela, apesar de não mais vigente, continua a vincular fatos anteriores a sua saída do sistema.   Assim, para a situação, em que um delito é praticado durante a vigência de uma lei que posteriormente é revogada por outra prejudicial ao agente, ocorrerá a ULTRATIVIDADE.

   Código Penal:
Art.  3º- A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. 
 
Observem a exposição de motivos do CP:  
"É especialmente decidida a hipótese da lei excepcional ou temporária, reconhecendo sua ultratividade. Esta ressalva visa impedir que, tratando- se de leis previamente limitadas no tempo, possam ser frustradas as suas sanções por expedientes astuciosos no sentido do retardamento dos processos penais".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo