A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 22 de nove...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978470 Direitos Humanos
A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 22 de novembro de 1969, também conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, foi incorporada ao Direito Brasileiro por meio do Decreto nº 678/1992. Segundo essa importante legislação internacional, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as opções e encontrar a alternativa correta.

- alternativa A: errada. O objetivo principal da pena privativa de liberdade é a reforma e a readaptação social dos condenados, não a sua punição. Isso está previsto no art. 5º.6 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que diz:
"As penas privativas da liberdade devem ter por finalidade essencial a reforma e readaptação social dos condenados".

- alternativa B: errada. O direito à nacionalidade é fundamental e assegurado a todos, mas não nos termos da alternativa. Observe o art. 20.2 da Convenção Americana:
"Toda pessoa tem direito à nacionalidade do Estado em cujo território houver nascido, se não tiver direito a outra".

- alternativa C: correta. A alternativa reproduz a primeira parte do art. 7.5 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Veja:
"Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. Sua liberdade pode ser condicionada a garantias que assegurem o seu comparecimento em juízo".

- alternativa D: errada. Caso o acusado seja capaz de fazer a própria defesa técnica (digamos que ele seja um advogado, por exemplo), não há necessidade de acompanhamento por outro um defensor. Note que a alínea "d" do art. 8.2 da Convenção contém uma opção entre as duas possibilidades, não uma cumulação de ambas:
"d) direito do acusado de defender-se pessoalmente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar-se, livremente e em particular, com seu defensor".


- alternativa E: errada. Esta situação é diretamente vedada pelo art. 22.9 da Convenção Americana: "É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros".




Gabarito: a resposta é a LETRA C.















Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Decreto 678, de 06/11/1992: Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969.

Art. 5.6. As penas privativas da liberdade devem ter por finalidade essencial a reforma e a readaptação social dos condenados.

Art. 20.2. Toda pessoa tem direito à nacionalidade do Estado em cujo território houver nascido, se não tiver direito à outra.

Art. 7.5. Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. Sua liberdade pode ser condiciona a garantias que assegurem o seu comparecimento em juízo.

Art. 8.2.d. direito do acusado de defender-se pessoalmente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar-se, livremente e em particular, com seu defensor;

Art. 22.9. É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros.

Artigo 8 d)direito do acusado de defender-se pessoalmente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar-se, livremente e em particular, com seu defensor.

Assertiva C

toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais.

Para não errar mais:

Toda pessoa tem direito à NACIonalidade do Estado em cujo território houver ''NACIDO'' se não tiver direito à outra.

A audiência de custódia não foi recepcionada originariamente pelo CPP nem pela CF. Entretanto, está prevista em pactos e tratados internacionais assinados pelo Brasil, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Interamericana de Direitos Humanos.

Dessa forma, em 2015, o Estado Brasileiro a incorporou em nosso ordenamento normativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo