Considere que um Estado, em um esforço de ajuste fiscal, pre...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (22)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Lei 8.029/90 autorizou o poder executivo a dissolver várias entidades da administração pública federal e dispõe no art. 21, que nos casos de dissolução de sociedades de economia mista, bem assim nos de empresas públicas que revistam a forma de sociedades por ações, a liquidação far-se-á de acordo com o disposto nos artigos. 208 e 210 a 218, da Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e nos respectivos estatutos sociais;
Letra A) Alternativa Correta. Nos termos do art. 208, LSA, dispõe que silenciando o estatuto, compete à assembleia-geral, nos casos de dissolução de pleno direito, determinar o modo de liquidação e nomear o liquidante e o conselho fiscal que devam funcionar durante o período de liquidação.
A Lei 8.029/90, dispõe no art. 21, §1, que no prazo de 8 dias após o decreto de dissolução da sociedade, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional convocará assembleia geral de acionistas para: nomear o liquidante, declarar extintos mandatos e cessar investiduras, nomear os membros do Conselho Fiscal (que deverá funcionar durante a liquidação, dele fazendo parte representante do Tesouro Nacional) e fixar o prazo da liquidação;
Letra B) Alternativa Incorreta. Nos termos do art. 208, LSA, dispõe que silenciando o estatuto, compete à assembleia-geral, nos casos de dissolução de pleno direito, determinar o modo de liquidação e nomear o liquidante e o conselho fiscal que devam funcionar durante o período de liquidação.
A companhia que tiver conselho de administração poderá mantê-lo, competindo-lhe nomear o liquidante; o funcionamento do conselho fiscal será permanente ou a pedido de acionistas, conforme dispuser o estatuto (art. 208, I, LSA). O liquidante não é escolhido entre os membros do conselho fiscal.
Letra C) Alternativa Incorreta. A companhia pode ser dissolvida de pleno direito pela extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar (nos termos do art. 206, I, alínea e, LSA. A companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de proceder à liquidação.
Letra D) Alternativa Incorreta. É necessária a aprovação de acionistas que representem metade, no mínimo, do total de votos conferidos pelas ações com direito a voto, se maior quórum não for exigido pelo estatuto da companhia cujas ações não estejam admitidas à negociação em bolsa ou no mercado de balcão, para deliberação sobre dissolução da companhia (art. 136, X, LSA).
Letra E) Alternativa Incorreta. A extinção da sociedade de economia mista depende do prévio procedimento de liquidação (art. 208 ao 218, LSA). A extinção da companhia ocorrerá após o encerramento da liquidação.
Gabarito do Professor : A
Dica: A liquidação ocorre antes da extinção da sociedade. É procedimento que ocorre quando a sociedade está sendo dissolvida (de pleno direito ou judicial), com a nomeação do liquidante. O liquidante tem as mesma responsabilidade do administrador e subsistirá até a extinção da companhia (art. 217, LSA).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 206. Dissolve-se a companhia:
I - de pleno direito:
a) pelo término do prazo de duração;
b) nos casos previstos no estatuto;
c) por deliberação da assembléia-geral (art. 136, X); (Redação dada pela Lei nº 9.457, de 1997)
d) pela existência de 1 (um) único acionista, verificada em assembléia-geral ordinária, se o mínimo de 2 (dois) não for reconstituído até à do ano seguinte, ressalvado o disposto no artigo 251;
e) pela extinção, na forma da lei, da autorização para funcionar.
Art. 207. A companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de proceder à liquidação.
Art. 208. Silenciando o estatuto, compete à assembléia-geral, nos casos do número I do artigo 206, determinar o modo de liquidação e nomear o liquidante e o conselho fiscal que devam funcionar durante o período de liquidação.
§ 1º A companhia que tiver conselho de administração poderá mantê-lo, competindo-lhe nomear o liquidante; o funcionamento do conselho fiscal será permanente ou a pedido de acionistas, conforme dispuser o estatuto.
§ 2º O liquidante poderá ser destituído, a qualquer tempo, pelo órgão que o tiver nomeado.
A extinção de empresas privadas somente ocorre com a baixa de seu registro constitutivo na junta comercial, e só ocorrerá ao fim do processo de liquidação.
Achei essa questão filtrando no site da concorrência, se dependesse dos filtros aqui do QC eu nunca teria achado....
Pessoal, pode extinguir uma EEM sem autorização de lei? Apenas com a autorização da assembleia?
Se alguém puder me explicar, ficarei grato.
LEI Nº 13.303, DE 30 DE JUNHO DE 2016.
Art. 5º A sociedade de economia mista será constituída sob a forma de sociedade anônima e, ressalvado o disposto nesta Lei, estará sujeita ao regime previsto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo