Segundo o jurista Francisco Humberto Cunha Filho, os Direit...
Segundo o jurista Francisco Humberto Cunha Filho, os Direitos Culturais “são aqueles afetos às artes, à memória coletiva e ao fluxo de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana”.
Fonte: http://www.direitosculturais.com.br/. Acesso em 11.09.2018.
A partir dessa definição, é correto afirmar que os Direitos Culturais
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimento acerca da teoria geral dos direitos fundamentais, em especial no que tange às dimensões ou gerações dos direitos fundamentais. Sobre o tema, é correto afirmar que os Direitos Culturais são direitos fundamentais da pessoa humana. Conforme o próprio autor citado no enunciado da questão:
“Direitos Culturais são aqueles afetos às artes, à memória coletiva e ao repasse de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana (CUNHA, 2000, p. 34)”.
O gabarito, portanto, é a letra “a”, a partir da mera interpretação do texto apresentado. Vejamos o motivo de as demais alternativas estarem incorretas:
Alternativas “b” e “c”: estão incorretas. Não asseguram somente o acesso aos bens simbólicos do passado. Na verdade, são “interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro”.
Alternativas “d” está incorreta. Diferentemente dos direitos de primeira dimensão (fruto das revoluções liberais e burguesas do século XVIII), os direitos culturais não são individuais, pois estão direcionados à coletividade.
Gabarito do professor: letra a.
Referências:
CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra A.
Em relação à letra D, considerei o seguinte (o que acham?):
Os Direitos Sociais, Econômicos e CULTURAIS fazem jus aos chamados DIREITOS DE 2ª GERAÇÃO, que pertencem a uma COLETIVIDADE.
Julgo que o comentário do marco está errado.
Os direito da coletividade transindividual, cultural, meio ambiente, etc são direitos de 3ª geração.
Corroborando:
Enquanto os direitos de primeira geração (direitos civis e políticos) – que compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais – realçam o princípio da liberdade e os direitos de segunda geração (direitos econômicos, sociais e culturais) – que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas – acentuam o princípio da igualdade, os direitos de terceira geração, que materializam poderes de titularidade coletiva atribuídos genericamente a todas as formações sociais, consagram o princípio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expansão e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponíveis, pela nota de uma essencial inexauribilidade (STF – Pleno – MS n˚ 22164/SP – Rel. Min. Celso de Mello, Diário da Justiça, Seção I, 17 nov. 1995, p 39.206).
Bons estudos
Resposta: alternativa a
A cultura é um direito fundamental de dimensão coletiva e expressão de fraternidade (3° geração)
Galera, minha única e exclusiva cultura é estudar para passar em um concurso público, e pagar os boletos do cartão em dia ! Amém.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo