Para contratar empresa de serviço de vigilância para os pré...
Para contratar empresa de serviço de vigilância para os prédios das repartições públicas municipais, determinado município do estado do Maranhão realizou licitação na modalidade pregão.
Nessa situação hipotética,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
OPÇÃO A: Com base na literal disposição do art. 4º, inciso XI, da Lei nº 10.520/02, será adotado UNICAMENTE o critério do MENOR PREÇO, não podendo ser adotado o critério da melhor técnica e preço apontado por esta opção, a qual, dessa forma, está INCORRETA.
OPÇÃO B: De fato, em sede de pregão, a ordem estabelecida na Lei Geral de Licitações (8.666/93) não é levada em conta, nos termos do art. 4º, inciso XIII, da Lei nº 10.520/02, sendo esta opção CORRETA.
OPÇÃO C: O manejo da modalidade licitatória do pregão foi estendida aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal, quando a Medida Provisória nº 2182/01 foi convertida na Lei nº 10.520/02, não se limitando ele à esfera federal. Esta opção está INCORRETA.
OPÇÃO D: O valor estimado da contratação sempre será o principal fator para a escolha da modalidade de licitação a ser realizada, exceto quanto ao pregão. O pregão é manejado pela Administração Pública para aquisição de bens e serviços comuns qualquer que seja o valor estimado da contratação. Esta opção está, portanto, INCORRETA.
OPÇÃO E: Os incisos I e II do art. 5º da Lei nº 10.520/02 estabelecem duas exigências que são vedadas, em sede de pregão licitatório: garantia de proposta e aquisição do edital pelos licitantes como condição para participação no certame, o que vai no sentido exatamente oposto ao do citado nesta opção, a qual se revela INCORRETA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
No Pregão a habilitação é analisada após a classificação das propostas!
" Pregão vai até o C-H-A-O"
1)CCCCCCClassifica;
2)HHHHHHHabilita;
3) AAAAAAAAdjudica;
4)OOOOOOOmologa (Sem o H mesmo pra facilitar o mnemônico, rsrs).
(CESPE - ANTAQ - 2009) Acerca de pregão, julgue os itens
Na modalidade pregão, a habilitação dos licitantes é fase posterior ao julgamento e classificação. GABARITO CERTO
Vamos ficar atento que a molidade pregão é sempre menor preço, aí está o erro da A que diz que pode ser melhor técnica.
Gabarito: letra B.
A Lei 10.520/02, institui, no âmbito da União, Estados, DF e Municípios, a modalidade de licitação denominada pregão, destinada a aquisição de bens e serviços comuns (entre eles o de vigilância), tendo como uma de suas grandes características, a inversão de fases, onde a habilitação ocorrerá após o julgamento das propostas. Senão, vejamos:
Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;
Gabarito B
Letra A) art. 4º, X, lei 10.520/02: "para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital"
Letra B) art. 4º, XII, lei 10.520/02: "encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital"
Letra C) art. 12, art. 2-A, lei 10.520/02: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão adotar, nas licitações de registro de preços destinadas à aquisição de bens e serviços comuns da área da saúde, a modalidade do pregão, inclusive por meio eletrônico, observando-se o seguinte:"
Letra D) Utiliza-se o pregão para aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado para a contratação. O que importa é a natureza do objeto e não o valor do contrato
Letra E) art. 5º,I e II, lei 10.520/02:
"Art. 5º É vedada a exigência de:
I - garantia de proposta
II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;"
Gabarito B
a) é facultada à administração pública a adoção dos critérios melhor técnica e preço ou menor preço, para fins de julgamento e classificação das propostas dos licitantes. FALSA - Somente é viável a adoção do critério MENOR PREÇO
b) a análise dos documentos para a habilitação do licitante vencedor se dará ao término da fase de julgamento das propostas. CORRETA: É o que a doutrina denomina de LICITAÇÃO INVERTIDA ( A habilitação é feita somente ao final e depois de encerrada a disputa - art. 4° XII, Lei 10.520/2002).
c) o pregão não poderia ser a modalidade licitatória escolhida por se destinar exclusivamente ao âmbito federal. ERRADA - A Lei não faz essa restrição. Pelo contrário, afirma que todos os entes federativos poderão se utilizar da modalidade pregão.
d) o pregão não poderia ser a modalidade licitatória escolhida se o valor estimado da contratação superasse aqueles previstos para as modalidades tomada de preço e concorrência. ERRADA - Não existe valor máximo a ser alcançado, pois o que se exige é a natureza do objeto (adquirir bens comuns e contratar serviços comuns)
e) é exigível, como condição para participação no certame, a garantia de proposta pelos participantes e a aquisição do edital pelos licitantes. ERRADA - por expressa prevsão legal, é proibida a exigência de garantia de proposta e aquisição do edital pelos licitantes (art. 5°, I e II, Lei do Pregão)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo