Um grande desafio do Ensino de Geografia nos anos iniciais d...
Um grande desafio do Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a ser enfrentado nos dias de hoje, refere-se ao tratamento dispensado à pesquisa. Com efeito, uma visão excessivamente acadêmica sobre essa atividade tem impedido de concebê-la como dimensão privilegiada da relação teoria e prática. Sobre esta questão, é CORRETO afirmar que:
I - Se considerarmos a docência nos anos iniciais como atividade intelectual e prática, revela-se importante ao professor ter cada vez maior intimidade com o processo de investigação, uma vez que os conteúdos, com os quais ele trabalha, são construções teóricas fundamentadas na pesquisa científica.
II - Apesar da importância dessa questão, persiste ainda a ideia de que a professora da escola básica não necessita pesquisar. Tal posição tem reforçado uma concepção de professor como transmissor ou repassador de informações, mero usuário da produção do conhecimento científico.
III - A pesquisa pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão científica, uma facilitadora da prática crítico-reflexiva, embora não seja necessariamente um desdobramento natural de qualquer prática reflexiva (LUDKE, 2001).
IV - Não tem sentido para os professores, em seu processo formativo, sobretudo, inicial, pesquisar como são produzidos os conhecimentos por eles assumidos. Os livros didáticos já trazem resultados de pesquisas suficientemente aceitáveis.
V - Além de dominar conteúdos, é de menor relevância que o professor desenvolva a capacidade de utilizá-los como
instrumentos para desvendar e compreender a realidade do mundo, dando sentido e significado à aprendizagem.