Certo município brasileiro, mirando coibir a inadimplênciafi...
Nessa hipótese, é possível afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder a esta questão, precisamos entender o tema central: a vedação ao confisco. Este princípio constitucional está previsto no artigo 150, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, que proíbe a utilização de tributos com efeito de confisco.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Houve violação do princípio constitucional da vedação ao confisco.
Esta é a alternativa correta. O princípio da vedação ao confisco impede que o poder público estabeleça tributos ou penalidades fiscais que sejam excessivamente onerosos a ponto de privar o contribuinte de seu patrimônio de forma desproporcional. Uma multa de valor correspondente a dez vezes o imposto devido é considerada confiscatória, conforme entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).
B - Houve violação do princípio da reserva legal em matéria tributária.
Esta alternativa está incorreta. O princípio da reserva legal exige que a instituição de tributos seja feita por lei, mas a questão não menciona a ausência de base legal para a aplicação da multa, e sim a desproporcionalidade do valor.
C - O ato é legítimo, por se adequar à capacidade de autoadministração do município.
Esta alternativa também está incorreta. Embora os municípios tenham autonomia para legislar sobre seus tributos, eles devem respeitar os princípios constitucionais, incluindo a vedação ao confisco. A autonomia não justifica a imposição de multas excessivas.
D - O ato é legítimo, inexistindo relação entre o valor do tributo e o da multa punitiva.
Esta alternativa está incorreta porque a relação entre o valor do tributo e a multa é crucial para avaliar se a penalidade é confiscatória. O fato de a multa ser dez vezes o valor do tributo claramente indica uma relação desproporcional, o que caracteriza confisco.
Exemplo Prático: Imagine uma situação em que um contribuinte deve R$ 1.000,00 de IPTU. Aplicar uma multa de R$ 10.000,00 por atraso no pagamento seria um exemplo de prática confiscatória, pois excede em muito o valor do tributo devido.
Dica para evitar pegadinhas: Sempre verifique se as penalidades fiscais respeitam os princípios constitucionais, especialmente a proporcionalidade e a vedação ao confisco. Questões que mencionam multas desproporcionais geralmente estão testando esse conhecimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A doutrina e a jurisprudência majoritárias entendem que o Princípio da Vedação ao Confismo aplica-se às multas.
Existem 2 tipos de multa:
- Multa moratória: é aplicada em razão da impontualidade injustificada no adimplemento da obrigação tributária.
- Multa punitiva: é aplicada quando o contribuinte descumpre norma prevista na legislação tributária.
Mas, a partir de que patamar, as multas sao consideradas confiscatórias?
- No que toca às multas moratórias, o STF tem fixado o limite máximo de 20% do valor do tributo. Nesse sentido, possui caráter confiscatório a multa que ultrapassar 20% do valor da obrigação principal.
- Em relação às multas punitivas, o STF tem fixado como limite máximo o valor da obrigação principal. Nesse sentido, possui caráter confiscatório a multa que ultrapassar o valor da obrigação principal.
GABARITO: A.
_______________
O princípio da vedação ao confisco deve ser visto como mais uma garantia de que a pesada mão estatal não irá espoliar o contribuinte de recursos básicos ao exercício de suas atividades normais. Evidentemente, há limites para isso.
No direito tributário brasileiro, permanecem algumas discussões sobre a questão das penalidades. Há autores na doutrina que defendem que multa e tributo não se confundem, sendo que o princípio da vedação ao confisco somente é aplicável aos tributos – desta forma não se estendendo às multas, sejam elas moratórias ou punitivas. É possível depreender desta visão uma certa licenciosidade para um comportamento mais arbitrário por parte da administração tributária, de forma a coagir seus contribuintes a não lesar a coletividade.
Vale lembrar:
O princípio do não-confisco deve ser aplicado também às multas (STF), sendo:
· Até 20% nas multas moratórias
· Até 100% nas multas punitivas
O princípio do não-confisco deve ser aplicado também às multas (STF), sendo:
· Até 20% nas multas moratórias
· Até 100% nas multas punitivas
A multa tributária NÃO pode ser MAIOR que o próprio tributo
Eu sou aquilo que Deus pensa de mim.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo