Sobre as disposições gerais do Código Tributário Nacional, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3107069 Direito Tributário
Sobre as disposições gerais do Código Tributário Nacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela Lei.
(__)Os tributos são impostos, os pedágios, as taxas e contribuições de melhoria.
(__)A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as afirmações apresentadas na questão sobre as disposições gerais do Código Tributário Nacional (CTN).

(1) A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela Lei.

Essa afirmação é verdadeira. De acordo com o art. 4º do Código Tributário Nacional, a natureza do tributo é definida pelo fato gerador, não importando o nome ou outras características que a lei possa atribuir. Em resumo, o importante para determinar a natureza do tributo é o que gera a obrigação tributária.

(2) Os tributos são impostos, os pedágios, as taxas e contribuições de melhoria.

Esta afirmação é falsa. O erro está em incluir "pedágios" na lista de espécies tributárias. Segundo o art. 5º do CTN, as espécies de tributos são: impostos, taxas e contribuições de melhoria. Pedágios não são tributos porque não se enquadram nessas categorias, mas sim como uma contraprestação por serviços específicos.

(3) A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação.

Essa afirmação também é verdadeira. Ainda de acordo com o art. 4º do CTN, a destinação dos recursos arrecadados não define a natureza do tributo. O que importa é o fato gerador que originou a obrigação tributária.

Portanto, a sequência correta é: V, F, V, o que corresponde à alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo