Tendo em vista que a investigação epidemiológica e a notific...
A substituição dos riscos é uma medida de prevenção de doenças e agravos e de proteção da saúde que consiste na substituição de produtos, de partes ou de processos inteiros, de maquinaria e de equipamentos por outros que ofereçam menos risco para a saúde do trabalhador.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é certo (C).
A questão aborda uma importante medida de prevenção no campo da Saúde do Trabalhador: a substituição dos riscos. Essa prática consiste em trocar substâncias, equipamentos ou processos por alternativas que apresentem menor risco à saúde dos trabalhadores. Vamos entender melhor:
Substituição dos riscos: Esta é uma das várias estratégias de controle de riscos ocupacionais. A ideia central é minimizar a exposição dos trabalhadores a agentes perigosos substituindo-os por outros menos nocivos. Por exemplo, utilizar um solvente menos tóxico no lugar de um composto altamente volátil e prejudicial.
Prevenção de doenças e agravos: No contexto da saúde ocupacional, isso envolve a adoção de medidas que visam evitar a ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho. A substituição de riscos é uma ação direta que busca eliminar ou reduzir significativamente as fontes de perigo.
A alternativa correta afirma que a substituição dos riscos envolve a troca de produtos, maquinários, processos ou equipamentos por alternativas mais seguras para a saúde dos trabalhadores. Isso está de acordo com os princípios de prevenção de riscos ocupacionais, conforme definido pela legislação e pelas normas de segurança e saúde no trabalho.
Vamos justificar a alternativa correta e entender por que essa é a correta:
Alternativa correta (C - certo): Essa alternativa está correta porque descreve precisamente uma técnica de controle de riscos ocupacionais. A substituição dos riscos é reconhecida como uma medida eficaz na prevenção de doenças e agravos à saúde dos trabalhadores, conforme preconizado em normas regulamentadoras e boas práticas de segurança do trabalho.
Alternativa incorreta (E - errado): Se a alternativa fosse errada, estaria contradizendo um princípio básico e amplamente aceito na saúde do trabalhador. No contexto da questão, afirmar que a substituição de riscos não é uma medida de prevenção ou que não envolve a troca de elementos por opções menos arriscadas seria um erro conceitual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo