Nos termos do Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Esta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464465 Legislação Estadual
Nos termos do Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Estado do Ceará, o ato que defere a Licença Gestante à Policial Civil, a partir do oitavo mês de gestação, é um ato administrativo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Licença à Gestante garantida pelo Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Estado do Ceará é um direito assegurado à funcionária gestante. A servidora tem o direito de ser licenciada por 120 dias, recebendo seus vencimentos de maneira integral durante este período. Este direito é concedido mediante uma inspeção médica.

O parágrafo único do artigo que trata desta licença estabelece que, a não ser que haja uma prescrição médica indicando o contrário, a licença deve ser concedida a partir do oitavo mês de gestação. Portanto, o ato de deferimento da licença não está sujeito à avaliação de conveniência ou oportunidade por parte da administração, mas sim ao cumprimento da legislação vigente, que estabelece os critérios e condições para sua concessão.

Dessa forma, o ato de conceder a Licença Gestante é um ato vinculado, pois não permite liberdade de escolha ao administrador, estando este obrigado a seguir o que a lei determina.

O gabarito correto, portanto, é a alternativa E: vinculado, pois a legislação determina o único comportamento possível do agente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta "e"


vinculado, pois a legislação determina o único comportamento possível do agente.

 o agente tem que seguir a lei.

SEÇÃO IV
DA LICENÇA A GESTANTE


Art. 66 – A funcionária gestante, mediante inspeção médica, será licenciados por cento e
vinte (120) dias, com vencimentos integrais.
Parágrafo único – Salvo prescrição médica em contrário, a licença será deferida a partir do
oitavo mês de gestação.

QUESTÃO RESOLVIDA POR ELIMINAÇÃO

 

 a) ERRADO ....   SE É VINCULADO ... NÃO HÁ JUÍZO DE MÉRITO .. DE CONVENIENCIA/OPORTUN.

vinculado, pois aquele que defere a licença deverá apreciar a situação conforme a conveniência e oportunidade da Administração.

 b) ERRADO ..             É DIREITO ... É LEI ... DEVE SER CUMPRIDA..

discricionário, pois a lei permite que o agente conceda período menor que 120 (cento e vinte) dias de licença.

 c) ERRADO

discricionário, pois aquele que defere a licença poderá apreciar a situação conforme a conveniência e oportunidade da Administração

 d) ERRADO

discricionário, pois a lei disciplina a necessidade de inspeção médica, que verificará a oportunidade e conveniência de autorizar a licença.

 e) CORRETOOOO..      É UM DIREITO DO SERVIDOR E DE QUQLR PESSOA QUE ESTEJA NESTA SITUAÇÃO .. A AP NÃO PODE ANALISAR A CONVEN/OPORT..   

vinculado, pois a legislação determina o único comportamento possível do agente.

A lei manda fazer logo é vinculado, e em ato vinculado não temos que falar em conveniência e oportunidade.

Gabarito: E

Licença-maternidade à servidora gestante é vinculado, pois o administrador não pode analisar se é oportuno ou conveniente conceder a licença. Deve-se apenas limitar-se a verificar se houve o nascimento da criança, pois o requisito para a concessão está previsto em lei.

Por outro lado, se uma servidora requer concessão de licença para tratar de um assunto particular, o ato que concede será discricionário, porque o administrador tem margem de escolha, baseando-se nos critérios de conveniência e oportunidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo