Com relação às procurações em causa própria, de acordo com ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q990652 Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Com relação às procurações em causa própria, de acordo com a Consolidação Normativa Notarial e Registral da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e com o Código Civil Brasileiro em vigor, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a esta questão, o candidato precisa conhecer as regras dos atos relativos a imóveis, de acordo com a Consolidação Normativa Notarial e Registral da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, instituída pelo Provimento nº 001/2020-CGJ, consolidado nos termos do Provimento nº 005/2020-CGJ, vejamos:

Art. 876 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da compra e venda (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas.

• Código Civil, art. 685.

§ 1º – Para a sua lavratura será recolhido o Imposto de Transmissão.

2º – Os emolumentos são os da escritura com valor determinado.

Portanto, o item correto é a alternativa E.

Vamos analisar as demais alternativas:

a) as procurações em causa própria relativas a bens imóveis não precisam conter os requisitos da venda e compra; ERRADO: Justamente o contrário disso, vejamos:

“Art. 876 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da compra e venda (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas"

b) os emolumentos devidos são os de escritura sem valor declarado;

ERRADO: Os emolumentos devidos são os da escritura, mas com valor determinado, vejamos:

“Art. 876 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da compra e venda (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas.

• Código Civil, art. 685.

§ 1º – Para a sua lavratura será recolhido o Imposto de Transmissão.

§ 2º – Os emolumentos são os da escritura com valor determinado.".

c) as procurações em causa própria são regidas pelas normas gerais do mandato;

ERRADO: São regidas pelas regras específicas do art. 685 do Código Civil, vejamos:

“Art. 876 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da compra e venda (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas. • Código

Civil, art. 685.

Art. 685. Conferido o mandato com a cláusula "em causa própria", a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatário dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais."

d) a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, devendo o mandatário prestar contas, embora possa transmitir para si os bens objeto do mandato;

ERRADO: O mandatário estará dispensado de prestar contas, exatamente o contrário do afirmado pela alternativa, vejamos:

“Art. 685. Conferido o mandato com a cláusula "em causa própria", a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatário dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais."

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - Art. 620 – As procurações em causa própria relativas a imóveis DEVERÃO CONTER OS REQUISITOS DA COMPRA-E-VENDA (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas.

 

B - Art. 622 – Os emolumentos são os da escritura COM VALOR DETERMINADO.

 

C - Art. 620 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da COMPRA-E-VENDA (a coisa, o preço e o consentimento), e POR SUAS NORMAS SERÃO REGIDAS.

 

D - Art. 620 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da COMPRA-E-VENDA (a coisa, o preço e o consentimento), e POR SUAS NORMAS SERÃO REGIDAS.

 

E - Art. 621 – Para a sua lavratura será recolhido o Imposto de Transmissão.

Questão não disse se a procuração em causa própria é sobre imóvel, ou seja, não dá pra presumir que SEMPRE será necessário recolher o imposto de transmissão.

Atualizando o comentário do colega, pois de acordo com a Consolidação Normativa Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (2022) a redação assim se dá:

Art. 876 – As procurações em causa própria relativas a imóveis deverão conter os requisitos da compra e venda (a coisa, o preço e o consentimento), e por suas normas serão regidas.

• Código Civil, art. 685.

§ 1º – Para a sua lavratura será recolhido o Imposto de Transmissão.

§ 2º – Os emolumentos são os da escritura com valor determinado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo