Segundo dispöe o artigo 37, da Constituição Federal, a ad...
Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às restrições excepcionais ao principio constitucional da legalidade:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B. Depois procurem questão da banca IBFC deste ano com pergunta similar. Lá a resposta era Decreto. Portarias, decretos compõem institutos incorretos de exceção ao Princípio da Legalidade. Tendência 2014 de perguntas da banca:
Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/537053/artigos-principios-do-direito-administrativo
Celso Antônio Bandeira de Mello:
"A integral vigência do princípio da legalidade pode sofre transitória constrição perante circunstâncias excepcionais mencionada expressamente na Lei Maior. Isso sucede em hipóteses nas quais a Constituição faculta ao Presidente da República que adote procedências incomuns e proceda na conformidade delas para enfrentar contingências anômalas, excepcionais, exigentes de atuação sumamente expedita, ou eventos gravíssimos que requerem a atuação particularmente enérgica.Essas restrições acontecem nas hipóteses do artigo 62, caput e Parágrafo Único, CF (Medida Provisória), artigo 136, CF (Estado de Defesa) e dos artigos 137 a 139 (Estado de Sítio).
confusa a questao.. principio da legalidade para a admi. é "so faz o que a lei autoriza" diferentemente da esfera do particular que pode fazer tudo que a lei nao proibe.
assim, existem excecoes como a medida provisoria, estado de defesa e sitio.
Eu não entendi a pergunta, se existem situações que a CF permite a administração agir sem edição de lei, as restrições ao princípio da legalidade são: art. 62, 136, 137 e 139. Então está errada a letra "b", não?! Ou seja, a portaria não é uma restrição ao princípio da legalidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo