A respeito do imposto sobre serviços de qualquer natureza ...
A respeito do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) e da prescrição do crédito tributário, julgue o item subsequente conforme a jurisprudência dos tribunais superiores.
O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, não interrompe o prazo prescricional para a cobrança do crédito tributário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A adesão a programa de parcelamento tributário é causa de suspensão da exigibilidade do crédito e interrompe o prazo prescricional, por constituir reconhecimento inequívoco do débito, nos termos do art. 174, IV, do CTN, voltando a correr o prazo, por inteiro, a partir do inadimplemento da última parcela pelo contribuinte.
STJ. 2ª Turma. REsp 1922063-PR, Rel. Min. Francisco Falcão, julgado em 18/10/2022 (Info 754).
Obs: em verdade, o simples requerimento de parcelamento do crédito tributário já interrompe o prazo prescricional.
Nesse sentido: Súmula 653-STJ: O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito.
SÚMULA 653 do STJ - O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito”
Gabarito Errado
Corrigindo a assertiva:
"O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional para a cobrança do crédito tributário".
Súmula 653-STJ
Traduzindo para mim: O simples pedido de parcelamento caracteriza reconhecimento do débito. Desse modo, haverá interrupção do prazo prescricional para a administração, ou seja, recomeça-se a contar o prazo de 5 anos para que a Administração possa cobrar o débito.
GABARITO - ERRADO
Súmula 653-STJ: O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito.
STJ. 1ª Seção. Aprovada em 02/12/2021, DJe 06/12/2021.
Outra questão no mesmo sentido
(MPE-AC 2022 CEBRASPE Promotor de Justiça) Conforme o entendimento majoritário e atual do STJ, o pedido de parcelamento do crédito tributário que tenha sido indeferido
A) interrompe o prazo de prescrição.
B) suspende o prazo de prescrição.
C) interrompe o prazo da decadência.
D) não interrompe nem suspende o prazo da prescrição ou da decadência.
E) suspende o prazo da decadência.
Gabarito: A (interrompe o prazo de prescrição).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo