Analise os itens e assinale a quantidade de itens errados.I ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: MPDFT Órgão: MPDFT Prova: MPDFT - 2009 - MPDFT - Promotor de Justiça |
Q341688 Medicina Legal
Analise os itens e assinale a quantidade de itens errados.

I - O esfumaçamento verificado na pele do cadáver que foi vítima de disparo de arma de fogo permite concluir, por regra, a existência de tiro encostado

II - O fenômeno psicológico indicador do estado puerperal, recebe a designação de “sinal de Benassi”, em homenagem ao seu descobridor.

III - A instalação e desinstalação da rigidez cadavérica são fenômenos que auxiliam na determinação do tempo da morte.

IV - A prova de galeno, quando positiva, permite negar o nascimento com vida.

V - A esganadura configura uma das espécies de enforcamento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Quatro

A questão exige análise de conhecimentos em Medicina Legal, especificamente sobre fenômenos relacionados a disparos de armas de fogo, estado puerperal, rigidez cadavérica, prova de Galeno e asfixias mecânicas. Vamos analisar cada item:

I - O esfumaçamento verificado na pele do cadáver que foi vítima de disparo de arma de fogo permite concluir, por regra, a existência de tiro encostado.

Este item está errado. O esfumaçamento não é indicativo exclusivo de tiro encostado. Ele pode ocorrer em tiros a curta distância. O tiro encostado normalmente causa outras características, como o orifício de entrada com bordas escurecidas e laceração da pele.

II - O fenômeno psicológico indicador do estado puerperal, recebe a designação de “sinal de Benassi”, em homenagem ao seu descobridor.

Este item está errado. O "sinal de Benassi" refere-se a um sinal de tiro encostado, caracterizado por uma área de enegrecimento na epiderme em volta do orifício de entrada. Não está relacionado a estado puerperal.

III - A instalação e desinstalação da rigidez cadavérica são fenômenos que auxiliam na determinação do tempo da morte.

Este item está correto. A rigidez cadavérica é um fenômeno bem estabelecido na cronotanatognose, auxiliando na estimativa do tempo de morte, com fases de instalação, estabilização e resolução.

IV - A prova de Galeno, quando positiva, permite negar o nascimento com vida.

Este item está errado. A prova de Galeno é utilizada para determinar se o feto respirou, e quando positiva, indica que houve respiração, o que sugere que o recém-nascido teve vida extrauterina.

V - A esganadura configura uma das espécies de enforcamento.

Este item está errado. A esganadura é uma forma de asfixia mecânica, mas não é um tipo de enforcamento. Enforcamento ocorre quando há compressão do pescoço por laço, enquanto a esganadura ocorre por compressão manual.

Portanto, analisando os itens, temos quatro alternativas erradas (I, II, IV e V) e uma correta (III). Assim, a alternativa correta é a Alternativa D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Incorreta, apesar de haver certa possibilidade da ocorrência de efeitos secundários em tiros encostados( em caso de recuo da arma de fogo) a questão nada diz, o que dedutivamente só pode ser um diagnóstico de tiro a curta distância. Zona de esfumaçamento.

II- Incorreta.Sinal de Benassi indica o halo de fuligem presente em tiros encostados.

III Correta. O rigor mortis auxilia na determinação do tempo da mortem surgindo de 36 a 48 horas pós morte( Segundo França).

IV Incorreta. Docimasia Hidrostática de Galeno ---> Prova de vida extra uterina, identifica se o recém nascido chegou a respirar.Coloca-se os pulmões em água, se flutuar, positivo, ou seja, respirou.

V- Incorreta - Esganadura é uma modalidade de constrição do pescoço por ação do corpo(mãos).

Quatro "Incorretas" letra d)

Na verdade o rigor mortis desaparece entre 36 e 48 horas, um adendo ao comentário acima..

Rigor mortis: A rigidez segue uma ordem, a chamada Lei de Nysten, segundo a qual a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, mandíbula, nuca pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores e desaparece na mesma ordem.

A rigidez cadavérica inicia-se de 3 a 5 horas após o óbito, instala-se completamente entre 8 e 12 horas e permanece por um período de 12 a 24 horas, quando a musculatura retorna gradativamente a um estado de flacidez. 

Esganadura se enquadra como um dos tipos de asfixia, juntamente com enforcamento e estrangulamento, dentre outras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo