Sobre a educação, em uma perspectiva inclusiva, é correto a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa correta é a A. A educação inclusiva é um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao propor a valorização da diversidade presente nas escolas e na sociedade.
Na alternativa A, o enfoque está na eliminação do espírito de competitividade exacerbada que pode ser excludente para aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo imposto por um modelo educacional homogeneizante. Uma educação verdadeiramente inclusiva visa reconhecer e valorizar as diferenças, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento de todos os estudantes sem que seja uma "corrida" onde somente alguns conseguem chegar ao final. Ela busca, portanto, a participação efetiva de todos no processo de aprendizagem, respeitando as individualidades e não promovendo uma competição desigual.
Essa perspectiva se contrapõe às demais alternativas que sugerem, de formas variadas, a segregação, padronização ou homogeneização dos estudantes, práticas essas que são incompatíveis com os princípios de inclusão. A inclusão foca em ajustar os sistemas de ensino às necessidades de todos os alunos e não o contrário. Portanto, a ênfase deve ser em práticas pedagógicas flexíveis e adaptativas que considerem as necessidades individuais dentro de um contexto comum, promovendo a igualdade de oportunidades.
É importante que você, enquanto prepara-se para o concurso, compreenda bem os princípios da educação inclusiva, que são fundamentais para a atuação em qualquer ambiente educacional. A inclusão não se trata apenas de integrar alunos com necessidades especiais, mas de reestruturar as culturas, políticas e práticas nas escolas para que todos possam aprender juntos, independentemente das suas circunstâncias pessoais, sociais ou acadêmicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra A.
Mais uma questão conceitualmente esquisita.
Letra A nada de esquisito
A) deve-se eliminar o espírito de competitividade, a partir do qual a visão de mundo se restringe a uma corrida na qual apenas alguns conseguirão chegar ao final. Certo cabe a escola eliminar tal espírito considerando de forma diferente o que se encontra desigual, pois se há uma competitividade os deficiente sentem-se excluídos o que deve se ter é o espírito de colaboração.
B) deve-se levar sempre em consideração o fato de que as pessoas são diferentes e que, portanto, a escola deve ajudar cada um a desenvolver suas aptidões no contexto comum a todos e, para isso, é preciso classificar os alunos em diferentes tipos de instituições especializadas, para melhor atendê-los.Errado os deficientes devem ter oportunidades de serem matriculados na rede regular de ensino e no Aee, quando se fala em aptidões se fala em uma educação tradicional.
C) é preciso oferecer oportunidades a todos para compensar as desigualdades existentes e, dessa forma, buscar uma homogeneização para que o aluno possa se sentir participante de um grupo. Errado a escola deve superar qualquer visão excludente não há que se falar em compensação, e sim considerar as necessidades de cada um pois a inclusão é heterogênea.
D) deve-se procurar padronizar o atendimento para que as diferenças individuais, sociais e culturais dos alunos não sejam explicitadas. Errado o atendimento deve ser heterogêneo de acordo com as especificidades de cada um.
E) deve-se oferecer respostas padronizadas em vez de diversificá-las, pois isso permite adequar os processos de ensino-aprendizagem às diferentes situações. Errado as respostas devem ser diversas e heterogêneas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo