No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética a re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234997 Direito Ambiental
No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética a respeito de qualidade do ar, poluição atmosférica e controle de emissões, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em um estudo sobre qualidade do ar em áreas perto de rodovias em grandes cidades, foram encontradas concentrações elevadas de monóxido e dióxido de carbono, que são poluentes secundários que devem ser controlados por lei para manter a qualidade ambiental. Nessa situação hipotética, esses poluentes são considerados compostos orgânicos voláteis (COV), altamente poluentes.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá pessoal, tudo bem?

A questão em tela apresenta uma assertiva ao candidato, a fim de que se aponte se ela se encontra certa ou errada. 

Pois bem, para a resolução da questão é importante que o candidato saiba a diferença entre poluição primária e poluição secundária.

Na poluição primária os poluentes são emitidos diretamente na atmosfera através de fontes específicas. Esse fato tem como exemplos o escapamento de veículos, emissões de fábricas, etc.

Já na poluição secundária, os agentes não são emitidos diretamente, mas eles são formados na atmosfera através de reações químicas.

Com isso em mente, o erro da assertiva é falar que os poluentes em questão seriam secundários (monóxido de carbono e dióxido de carbono), quando eles são poluentes primários.

GABARITO ERRADO.













Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.

Ambos são poluentes primários.

Poluentes primários: aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão.

Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.

Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/#:~:text=Sob%20a%20denomina%C3%A7%C3%A3o%20geral%20de,causa%20de%20seu%20pequeno%20tamanho.

Errado.

O monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2) não são compostos orgânicos voláteis (COV). Os COVs são uma classe de poluentes do ar que consistem principalmente em compostos orgânicos que podem vaporizar facilmente em condições normais de temperatura e pressão. Exemplos de COVs incluem compostos como o benzeno, tolueno, xileno... O monóxido de carbono (CO) é produzido principalmente pela queima incompleta de combustíveis, enquanto o dióxido de carbono (CO2) é um subproduto natural da combustão de combustíveis orgânicos, como carvão, petróleo e gás natural. Ambos são poluentes atmosféricos significativos, mas não são considerados COVs.

Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários.

Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos pelas fontes para o ambiente, como no caso dos gases dos automóveis (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).

Já os poluentes secundários resultam de reações dos poluentes primários com substâncias presentes na camada baixa da atmosfera e frações da radiação solar, como, por exemplo, a decomposição de óxidos de nitrogênio pela radiação ultravioleta oriunda do sol na formação de ozônio e nitratos de peroxiacetila.

Gab- errado

Poluentes primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, como o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO₂). Já os compostos orgânicos voláteis (COVs) são uma classe de compostos químicos que se evaporam facilmente devido à sua alta pressão de vapor em condições normais de temperatura e pressão, passando do estado líquido ou sólido para o estado gasoso, dispersando-se no ar e entrando na atmosfera. Entre os COVs, incluem-se os aldeídos, cetonas, benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos.

Portanto, embora o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO₂) sejam poluentes atmosféricos importantes, eles não são classificados como COVs e também não são considerados poluentes secundários.

COVs: São compostos orgânicos contendo carbono e hidrogênio, como o metano, benzeno e formaldeído. Eles têm alta volatilidade e podem reagir na atmosfera formando poluentes secundários como o ozônio troposférico.

CO e CO₂ não possuem as características químicas de compostos orgânicos voláteis porque:

  • O CO é um composto inorgânico.
  • O CO₂ é um composto simples de carbono e oxigênio, não classificado como orgânico volátil.

Além disso, como os colegas já explicaram, ambos são poluentes primários.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo