Guilherme, juiz de direito no âmbito do Tribunal de Justiça ...
Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal e os entendimentos doutrinário e jurisprudencial dominantes, é correto afirmar que o conflito de competência entre Guilherme, juiz vinculado ao TJAP, e Catarina, juíza federal vinculada ao TRF1, será julgado pelo:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF, Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I - processar e julgar, originariamente: d) os conflitos de competência entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juízes a ele não vinculados e entre juízes vinculados a tribunais diversos;
CF/88, Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
I - processar e julgar, originariamente:
d) os conflitos de competência entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juízes a ele não vinculados e entre juízes vinculados a tribunais diversos;
Ressalva: CF/88, art. 102, "o" - Compete ao STF (...) I - processar e julgar, originariamente: conflitos de competência entre STJ e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal.
Gab: D
Conforme o artigo 109, inciso I, da Constituição Federal, compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes políticos e os crimes praticados em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, exceto os de competência da Justiça Eleitoral e da Justiça Militar.
Dessa forma, quando há divergência de entendimento sobre a competência entre juízes estaduais e federais, o conflito de competência é suscitado para que o Tribunal competente possa dirimir a questão.
Portanto, o conflito de competência entre Guilherme, juiz vinculado ao TJAP, e Catarina, juíza federal vinculada ao TRF1, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme estabelecido no artigo 105, inciso I, alínea f, da Constituição Federal, que atribui ao STJ a competência para julgar os conflitos de competência entre juízes federais e juízes estaduais ou entre juízes vinculados a diferentes Tribunais Regionais Federais.
Assim, a alternativa correta é a
letra D: Superior Tribunal de Justiça.
Galera, de uma forma mais lúdica e interativa, eu aprende esse tema assim:
Se for uma bronca "grande", que envolve os tribunais superiores em ambos os lados, será sempre o STF.
Ex: STJ X TST; TSE X TST.
Se for uma bronca "menos grande", será do STJ. Logo, envolve um grande, e um de jurisdição "mais fraca".
Ex: TST X JUSTIÇA FED; JUSTIÇA FED X JUSTIÇA EST.
Se for uma bronca "INTERNA". Será pelo de sua "casa".
EX: JUIZ FED X JUIZ FED - TRF.
JUIZ EST X JUIZ EST - TJ.
Desculpa a informalidade, mas creio que ajudará mais na fixaçã do conteúdo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo