Acerca dos crimes de resistência, desobediência e desacato, ...
Acerca dos crimes de resistência, desobediência e desacato, previstos no Código Penal, e dos crimes de menor potencial ofensivo previstos na Lei n.º 9.099/1995, julgue o item seguinte.
Entre as medidas despenalizadoras previstas na
Lei n.º 9.099/1995 para os crimes de menor potencial
ofensivo, encontram-se a composição dos danos civis, a
transação penal e a suspensão condicional do processo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Composição civil dos danos: Art. 74. A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente.
parágrafo único. Tratando-se de ação penal de iniciativa privada ou de ação penal pública condicionada à representação, o acordo homologado acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação."
Transação penal: Art. 76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta."
Suspensão condicional do processo: Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).
Gabarito da professora: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As medidas despenalizadoras foram criadas através da Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995, visando desburocratizar o sistema processual brasileiro por meio dos institutos despenalizadores, denominados, Composição Civil dos Danos, Transação Penal e Suspensão Condicional do Processo.
Uma das principais inovações inseridas no Código de Processo Penal (CPP) pela Lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime), o acordo de não persecução penal pode ser definido como uma espécie de negócio jurídico pré-processual entre o Ministério Público (MP) e o investigado, assistido por seu defensor.
OBJETIVAMENTE
A COMPOSIÇÃO CIVIL DOS DANOS está inserta no art. 74 da lei dos juizados especiais criminais - JECRIM -. Veja:
- Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.
A TRANSAÇÃO PENAL também se encontra no mesmo diploma legal, porém inserta no art. 76, vejamos:
- Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.
Por fim, a SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO é aplicada para crimes cujas penas mínimas sejam iguais ou inferiores a 01 ano. O momento desta proposta é o do oferecimento da inicial acusatória.
Gabarito: CERTO.
- A COMPOSIÇÃO CIVIL DOS DANOS descrita no art. 74 da Lei 9.099/95:
"Art. 74. A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente.
Parágrafo único. Tratando-se de ação penal de iniciativa privada ou de ação penal pública condicionada à representação, o acordo homologado acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação."
- A TRANSAÇÃO PENAL descrita no art. 76 da Lei 9.099/99:
Art. 76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta."
Por fim, a SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO descrita no art. 89 da Lei 9.099/95:
"Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).[...]"
Gabarito: CERTO.
Gabarito: CERTO
A Lei n.º 9.099/1995 estabelece medidas despenalizadoras para os crimes de menor potencial ofensivo, como alternativas à aplicação da pena de prisão. Entre essas medidas, estão a composição dos danos civis, a transação penal e a suspensão condicional do processo.
Certo.
Essas medidas têm como objetivo principal evitar a aplicação de penas mais graves aos autores de crimes de menor potencial ofensivo.
Composição dos danos Civis = reparação do dano causado pelo crime. Entre entre autor e vítima
Transação Penal = alternativa à ação penal. Entre autor e titular da ação.
Suspensão Condicional do Processo = suspende o processo criminal por 2 a 4 anos (período de prova), durante o qual o autor do fato deve cumprir algumas condições estabelecidas pelo juiz.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo