Receitas orçamentárias podem ser conceituadas como “disponib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277010 Administração Financeira e Orçamentária
Receitas orçamentárias podem ser conceituadas como “disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição”. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, as receitas orçamentárias são fontes de recursos empregadas pelo Estado em programas e ações, cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade. Contudo, existem as espécies de renúncia de receita; analise-as.

I. A anistia é o perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente à vigência da lei que a concedeu. A anistia pode ou não abranger o crédito tributário já em cobrança, em débito para com a Fazenda.

II. A remissão é o perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na Lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito ativo solver o crédito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade etc.

III. O crédito presumido é aquele que representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria.

IV. A isenção é defina como a dispensa legal, pelo Estado, do débito tributário devido. Neste caso, o montante da renúncia será considerado no momento da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), ou seja, a estimativa da receita orçamentária já contempla a renúncia e, portanto, não há registro orçamentário ou patrimonial.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as hipóteses de renúncia de receitas. Assinale a alternativa que evidencia quais afirmativas estão corretas. 

A renúncia de receitas compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, redução de base de cálculo. 

Tomando por base a lição de Mendes (2020), vamos às definições de cada espécie de renúncia:

Anistia: é o perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações anteriores à vigência da lei que a concedeu. 

Destaca-se que a anistia não inclui o crédito tributário já em cobrança, em débito junto à fazenda pública.

Remissão: é o perdão da dívida, que ocorre em determinadas situações, como valor pequeno da dívida, situação que impede que o devedor solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado que o custo envolvido possa superar a quantia cobrada, probabilidade de não receber, etc.

No entanto, o cancelamento do débito cujo montante seja inferior aos custos de cobrança não é uma renúncia. 

Subsídio: é um incentivo do estado a determinadas situações de interesse público. 

Crédito presumido: é aquele que representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e tem como objetivo neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos. 

Isenção: é a espécie mais comum, é a dispensa legal do débito tributário devido.

Redução da base de cálculo: é o incentivo fiscal por meio do qual a lei altera para menos sua base tributável por meio da exclusão de qualquer se seus elementos constitutivos.

Bom, com isso podemos verifique o seguinte sobre cada afirmativa apresentada:

I. incorreta. Destaca-se que a anistia não inclui o crédito tributário já em cobrança, em débito junto à fazenda pública.

II. incorreta. Na remissão o débito que é solvido, não é crédito.

III e IV. corretas. As definições estão perfeitas. 

Concluímos que a alternativa correta é a C. Os itens III e IV são os corretos.

GABARITO: C

Referência:

MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária: teoria e questões. 7. ed. São Paulo: Método, 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra c

gab C

I. A anistia é o perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente à vigência da lei que a concedeu. A anistia não abrange o crédito tributário já em cobrança, em débito para com a Fazenda, cuja incidência também já havia ocorrido.

II. A remissão é o perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade, etc.

III ok

IV ok

http://www.fazenda.mg.gov.br/transparencia/renuncias/relatorio-das-desoneracoes/Conceito_Renuncia_de_receita.pdf

Qual o erro da II?

A remissão é o perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade, etc.

Achei igualzinho em um material da secretaria da fazenda

Gab C

I. ERRADA. A anistia é o perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente à vigência da lei que a concedeu. A anistia pode ou não abranger não abranger (nao abrange) o crédito tributário já em cobrança, em débito para com a Fazenda, cuja incidência também já havia ocorrido.

II. ERRADA. A remissão é o perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o credito, (debito) inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade, etc.

III CORRETA.

IV CORRETA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo