Com base no texto, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa "A" não é correta porque o amor também é citado como sendo sentimento.
a alternativa "B" é errada porque é destacada também a ação de medicamentos às pessoas com TOC, e podem modular relações afetivas, podendo ser usadas para minimizar sofrimentos, causados por separação.
A alternativa "C" é correta, justificada entre o trecho na linha 13 e 14 do texto: "...os novos medicamentos... podem modular (alterar) a intensidade das relações afetivas.
A alternativa "D" está totalmente fora da abordagem do texto.
Na verdade Ariane, a alternativa A nao é correta porque os dois experimentos NAO tratam do mesmo subtipo do Amor (paixao,atracao, ligacao afetiva), porque um trata da paixao (2 subtipo) e o outro nao é possivel especificar, que é o caso das ratazanas, mas poderiamos supor que seria uma ligacao afetiva o que justificaria o comportamento habitual dos ''casais'' de ficarem juntos durante toda a vida matrimonial. Mas mesmo assim nao temos indicios de qual subtipo que seja.
São três os subtipos do amor (fenômeno biológico): a paixão, a atração e a ligação afetiva.
São dois os experimentos abordados no texto:
Experimento 1: Na comparação entre os cérebros de 20 indivíduos apaixonados com o de 20 pessoas com TOC, descobriu-se que os dois grupos apresentavam baixos níveis de uma proteína transportadora de serotonina dentro do cérebro, nível mais baixo que o normal. Depois de um ano, quando não estavam mais obcecados pelos parceiros, os cérebros dos apaixonados foram testados novamente e descobriu-se que o nível dessa proteína havia voltado ao normal, assim como o de serotonina.
Experimento 2: Administrou-se uma droga que bloqueia a ação da oxitocina no sistema nervoso em ratazanas-da-pradaria, Microtus ochrogaster, famosas por sua fidelidade. A droga acabou com o casamento das ratazanas-da-pradaria.
Letra A: O exp. 1 aborda o subtipo do amor paixão, enquanto o exp. 2 aborda a ligação afetiva. (ERRADA)
Letra B: O exp. 1 teve como foco a mensuração de uma proteína transportadora de serotonina dentro do cérebro, enquanto o exp. 2 teve como foco a administração de uma droga que bloqueia a ação da oxitocina no sistema nervoso. (ERRADA)
Letra C: Os novos medicamentos antidepressivos que aumentam os níveis de serotonina melhoram o comportamento de pessoas com TOC, e podem modular as relações afetivas, podendo ser utilizados para minimizar o sofrimento na hora da separação. (CORRETO)
Letra D: Depois de um ano, quando não estavam mais OBCECADOS pelos parceiros, os cérebros dos apaixonados foram testados novamente e descobriu-se que o nível dessa proteína havia voltado ao normal, assim como o de serotonina. Obsessão é condição psicológica. (ERRADO)
Bons Estudos. ;)
Não concordo muito, mas fazer o quê.
Na alternativa C - As afirmações de Tuma no texto permitem inferir que os indivíduos que receberem os novos antidepressivos para o tratamento do TOC estarão menos propensos a se apaixonar.
No texto pelo que eu entendi, os medicamento podem alterar as relações. deixa dúvidas!
MODULAR...REGULAR...EQUALIZAR.......
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo