Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q385621 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre a organização argumentativa do texto:
( ) A tese do autor está expressa na última frase do primeiro parágrafo e corresponde a duas afirmativas interligadas pelo conector “portanto”.

( ) O experimento relatado no segundo parágrafo tem a função de validar a segunda parte da tese.

( ) O experimento relatado no terceiro parágrafo tem a função de validar a primeira parte da tese.

( ) Na conclusão, o autor adota um ponto de vista sobre o uso dos medicamentos para reduzir o sofrimento associado às perdas afetivas que apresenta diferenças em relação à perspectiva apresentada nos parágrafos anteriores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A tese do autor? No meu ponto de vista o autor não apresenta nenhuma tese de maneira pessoal, ele apresenta uma tese ou ponto de vista classificada pela ciência!

Tese é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com factos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.

Qual seria a tese do autor? Qual seria a primeira e segunda parte da tese?

 

A tese do autor é: É possivel controlar um determinado neurotransmissor no cerebro ou preferencialmente nas regioes interligadas pelo circuito. 

Em seguida ele cita dois exemplos, ou melhor, experimentos cientificos para embasar sua tese; como o caso de pessoas apaixonadas que apresentavam concentracao do neurotransmissor NO CEREBRO, que logo apos a concentracao se normalizar elas voltaram a ''desapaixonar'' e semelhantemente houve uma melhora em pessoas com TOC. ou seja de fato ele demonstrou que controlando determinado neurotransmissor é possivel ''controlar o amor''.

 

Em seguida ele cita um segundo exemplo (experimento), que narra a ministracao de  uma droga que bloqueia a a acao da oxitocina, no SISTEMA NERVOSO, e em seguida conclui dizendo que de fato o simples fato de bloquear esse neurotransmissor acarreta uma mudanca radical no comprotamento ''matrimonial'' desses animais.

 

Ou seja, de fato a tese dele é constituída de duas partes, uma de que o bloqueio deve ser no cerebro, ou nas regioes do circuito. Entretanto as afirmacoes estao erradas; simplesmente porque o primeiro experimento do controle do neurotransmissor foi no cerebro, enquanto o outro por sua vez foi no sistema nervoso das ratazanas, e nao nos cirucuitos neuronais a que se refere a segunda parte da tese autoral.

Que comentário mais sucinto do professor, isso é preguiça de explicar melhor as alternativas ?  a galera comenta melhor muitas vezes.

Gabarito correto B - V – F – F – V. 

ALTERNATIVA A: CORRETA

 

Tese é o ponto de vista do autor, o posicionamento crítico. O trecho abordado na alternativa é: "Todos esses sentimentos estão relacionados a circuitos neuronais onde há predomínio de um neurotransmissor e, portanto, para modular esses circuitos é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro ou, de preferência, apenas nas regiões interligadas pelo circuito." O conector "portanto", que nesse caso se trata de uma conjunção coordenativa conclusiva, liga duas afirmativas:

 

Afirmativa 1: Todos esses sentimentos estão relacionados a circuitos neuronais onde há predomínio de um neurotransmissor.

 

Afirmativa 2: Para modular esses circuitos é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro ou, de preferência, apenas nas regiões interligadas pelo circuito.

 

ALTERNATIVA B: ERRADA

 

Segunda parte da tese: Para modular esses circuitos é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro ou, de preferência, apenas nas regiões interligadas pelo circuito.

 

Experimento 1:Os novos medicamentos antidepressivos que aumentam os níveis de serotonina melhoram o comportamento de pessoas com TOC, e PODEM MODULAR as relações afetivas, podendo ser utilizados para minimizar o sofrimento na hora da separação. (NÃO VALIDOU A SEGUNDA PARTE DA TESE JÁ QUE SE TRATA DE UMA SUPOSIÇÃO)

 

ALTERNATIVA C: ERRADA

 

Primeira parte da tese: Todos esses sentimentos estão relacionados a circuitos neuronais onde há predomínio de um neurotransmissor.

 

Experimento 2: O doutor Larry Young, da Universidade de Atlanta, na Geórgia, ADMINISTROU UMA DROGA que bloqueia a ação da oxitocina no sistema nervoso em ratazanas-da-pradaria. A DROGA ACABOU COM O CASAMENTO das ratazanas-da-pradaria, todas se tornaram poligâmicas. (ESSE EXPERIMENTO 2 SERIA A VALIDAÇÃO AFIRMADA NA ALTERNATIVA B)

 

ALTERNATIVA D: CORRETA

CONCLUSÃO: "Enfim, existem medicamentos na prateleira que podem tornar as pessoas mais imunes às perdas afetivas, mas seu uso corriqueiro e “preventivo” tem um custo. Reduzir a chance de ligação afetiva pode também tornar as pessoas mais antissociais e dificultar relacionamentos interpessoais."

 

O experimento 1 aborda a o subtipo do amor PAIXÃO, enquanto o experimento 2 trata de uma situação de relação afetiva. Na conclusão não se menciona sobre o efeito dos medicamentos e a Paixão, apenas ligações afetivas.

 

Acho que é por ai. Bons Estudos! ;)

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo