Julgue o item a seguir.O proprietário de arma de fogo adquir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220618 Direito Penal
Julgue o item a seguir.


O proprietário de arma de fogo adquirida de forma regular pode, a qualquer tempo, entregá-la à Polícia Federal, não estando autorizado o recebimento de indenização.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é ERRADO.

Vamos entender a razão pela qual essa alternativa está errada, abordando o tema de maneira clara e explicativa.

A questão trata da possibilidade de entrega voluntária de armas de fogo à Polícia Federal e a questão de receber ou não indenização por essa entrega. Este tema é regulado pelo Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 2003) e regulamentações complementares.

De acordo com o art. 31 do Estatuto do Desarmamento, o proprietário de arma de fogo pode, sim, entregá-la de forma voluntária à Polícia Federal a qualquer tempo. Além disso, a lei prevê uma indenização pela entrega voluntária da arma, que pode variar entre R$ 150,00 a R$ 450,00, dependendo do tipo de arma entregue.

Portanto, a afirmação de que o proprietário não está autorizado a receber indenização está incorreta.

Para que fique bem claro:

  • Art. 31 do Estatuto do Desarmamento: "O proprietário de arma de fogo regularmente registrada poderá entregá-la, a qualquer tempo, mediante recibo e indenização, nos valores estabelecidos pelo Poder Executivo."

Assim, a alternativa correta é ERRADO, pois a legislação autoriza a indenização pela entrega voluntária de arma de fogo.

Se precisar de mais alguma explicação ou tiver dúvidas sobre outro tema, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

"Art. 31. Os possuidores e proprietários de armas de fogo adquiridas regularmente poderão, a qualquer tempo, entregá-las à Polícia Federal, mediante recibo e indenização, nos termos do regulamento desta Lei.

 Art. 32. Os possuidores e proprietários de arma de fogo poderão entregá-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-fé, serão indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma."

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

Art. 31. Os possuidores e proprietários de armas de fogo adquiridas regularmente poderão, a qualquer tempo, entregá-las à Polícia Federal, mediante recibo e indenização, nos termos do regulamento desta Lei.

 

Art. 32. Os possuidores e proprietários de arma de fogo poderão entregá-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-fé, serão indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma.

Obs:

Art. 32 - Abolitio criminis temporario

Gabarito: ERRADO

Art. 31. Os possuidores e proprietários de armas de fogo adquiridas regularmente poderão, a qualquer tempo, entregá-las à Polícia Federal, mediante recibo e indenização, nos termos do regulamento desta Lei.

 Art. 32. Os possuidores e proprietários de arma de fogo poderão entregá-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-fé, serão indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma.

Adquirida regularmente - Recebe indenização.

Não adquirida regularmente - Presumindo boa fé, recebe indenização.

Atenção:

Súmula 513 do STJ - A 'abolitio criminis' temporária prevista na Lei n. 10.826/2003 aplica-se ao crime de posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado, praticado somente até 23/10/2005.(Súmula 513, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 11/06/2014, DJe 16/06/2014)

@metodotriadeconcurso

ERRADO

Além de haver o pagamento de indenização, é importante saber que aquele que possui arma de fogo, e não tem porte, deve solicitar a guia de trânsito para que seja feita a entrega da arma.

Caso o possuidor transite com a arma de fogo, ainda que seja com a intenção de entregá-la à Polícia Federal, sem a guia de trânsito, poderá responder pelo delito de porte ilegal de arma de fogo caso seja abordado no caminho.

errado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo