Sobre o inquérito civil, assinale a alternativa incorreta. ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos compreender o tema central: o inquérito civil, que é um procedimento administrativo realizado pelo Ministério Público para investigar fatos que possam levar à propositura de uma ação civil pública. A legislação aplicável é a Lei n.º 7.347/1985, também conhecida como a Lei da Ação Civil Pública.
A seguir, vamos analisar cada alternativa:
A. O compromisso de ajustamento, ou termo de ajustamento de conduta, não é uma transação com concessão mútua de direitos.
Essa alternativa está correta. O termo de ajustamento de conduta (TAC) é um instrumento utilizado pelo Ministério Público para ajustar uma conduta ilegal sem a necessidade de uma ação judicial, mas não envolve necessariamente concessões mútuas de direitos como uma transação civil comum.
B. A instauração do inquérito civil é atribuição exclusiva do Ministério Público.
Essa alternativa também está correta. O inquérito civil é um procedimento exclusivo do Ministério Público, conforme previsto no art. 129, inciso III, da Constituição Federal.
C. O inquérito civil tem caráter obrigatório e não pode ser dispensado, ainda que haja elementos para propositura da ação, pois tem a finalidade de demonstrar que o promotor não ingressará com ação infundada.
Essa é a alternativa incorreta. O inquérito civil não é obrigatório. O Ministério Público pode propor a ação civil pública sem a necessidade de instaurar um inquérito civil prévio, desde que já existam elementos suficientes para tal. O inquérito civil é apenas um instrumento auxiliar para apuração de fatos.
D. O Ministério Público poderá instaurar inquérito civil, ou requisitar, de qualquer organismo público ou particular, certidões, informações, exames ou perícias.
Essa alternativa está correta. O Ministério Público tem o poder de requisitar informações e documentos necessários à instrução dos procedimentos, conforme a Lei da Ação Civil Pública.
E. É o Conselho Superior do Ministério Público que homologa ou rejeita a promoção de arquivamento do inquérito civil.
Essa alternativa está correta. O Conselho Superior do Ministério Público tem a competência para homologar ou rejeitar o arquivamento de inquéritos civis, garantindo a legalidade e a pertinência dos atos do Ministério Público.
Exemplo prático: Imagine que há indícios de poluição ambiental por uma empresa. O Ministério Público pode instaurar um inquérito civil para investigar os fatos, mas pode também propor diretamente uma ação civil pública se já tiver provas suficientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Hugo Nigro Mazzilli sustenta que ‘o inquérito civil pode e até mesmo deve ser dispensado quando o Promotor de Justiça já tenha em mãos todos os elementos necessários para propor a ação principal ou cautelar. Da mesma forma, em caso de urgência, será possível dispensar o prévio inquérito civil (como no requerimento de medida cautelar)’. (MAZZILLI, Hugo Nigro. Regime Jurídico do Ministério Público: análise da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, aprovada pela Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993, 2. ed., São Paulo: Saraiva, 1995).
FONTE:http://conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.28794
BONS ESTUDOS
A LUTA CONTINUA
Segundo Hugo Nigro Mazzilli, o compromisso de ajustamento de conduta configura um ato administrativo negocial por meio da qual só o causador do dano se compromete; o órgão público que o toma, a nada se compromete, exceto, implicitamente, a não propor ação de conhecimento para pedir aquilo que já está reconhecido no título (lembrando que o TAC é um título executivo extrajudicial).
NO CASO DO MPDFT NÃO É O CSMP QUE HOMOLOGA O ARQUIVAMENTO DO IC, MAS A CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO, ASSIM COMO EM TODO O MPU....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo